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https://hdl.handle.net/1822/43023
Título: | Filosofia da educação e educação filosófica em Portugal: dos anos de afirmação ao actual apagamento |
Autor(es): | Manso, Artur |
Palavras-chave: | Educação Filosofia Portugal Filosofia da Educação Ensino |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade do Porto. Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras. Gabinete de Filosofia da Educação |
Revista: | Itinerários de filosofia da educação |
Resumo(s): | Na consolidação das democracias ocidentais e na circunstância actual do desenvolvimento dos sistemas educativos no seio das mesmas, especialmente no que a Portugal diz respeito, a Filosofia da Educação enquanto base fundamental da educação filosófica, a qual desde há décadas a UNESCO vem apontando como essencial para o estabelecimento e solidificação desses regimes, teve um papel basilar e constituiu-se como estruturante da política educativa de massas, acrescendo, ainda, que a comunidade portuguesa da Filosofia da Educação, juntamente com a congénere francesa e espanhola, foi determinante para a afirmação deste novo saber. Agora, com a estabilização da democracia e a redefinição das políticas educativas gostaria de reflectir, ainda que brevemente, sobre as seguintes questões: Que Filosofia ou filosofias da Educação tem Portugal privilegiado numa altura de deliberado “apagamento” da educação filosófica em detrimento da educação científica e tecnológica? O que resta e qual a influência da Filosofia da Educação no panorama actual da educação em Portugal? Porque é a Filosofia um veículo privilegiado para o fortalecimento das democracias e após a estabilização das mesmas, acaba por se tornar irrelevante? |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43023 |
ISSN: | 1646-1959 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Itinerários.Fil.Ed.13.2015.pdf | 137,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |