Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42387

TítuloEscolas promotoras de saúde: factores críticos para o sucesso da parceria escola–centro de saúde
Outro(s) título(s)Health promoting schools: critical factors to the success of the school-health centre partnership
Autor(es)Faria, Humberto Andrade
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEscolas promotoras de saúde
Educação
Saúde
Data2004
EditoraElsevier
RevistaRevista Portuguesa de Saúde Pública
CitaçãoFaria, H. & Carvalho, G.S. (2004) “Escolas Promotoras de Saúde: Factores críticos para o sucesso da parceria Escola – Centro de Saúde" Revista Portuguesa de Saúde Pública 22, 79-90
Resumo(s)A escola, em particular a escola promotora de saúde (EPS), constitui um local por excelência para trabalhar com os alunos, professores, pais e comunidade envolvente no sentido de os capacitar para opções saudáveis. Considerando estes aspectos, no presente estudo pretendeu-se dar resposta à seguinte questão: «Em que medida as escolas e os serviços de saúde contribuem para uma efectiva escola promotora de saúde?» Para tal desenvolveu-se uma investigação qualitativa/interpretativa com recurso à entrevista semiestruturada que teve lugar na Região Norte do País, no distrito de Viana do Castelo. A amostra foi constituída pela totalidade de centros de saúde (CS) e pelas escolas promotoras de saúde do 1.o ciclo do ensino básico (EB1) do mesmo distrito que pertenciam à Rede Nacional de EPS no momento do estudo. Deu-se especial atenção ao tipo de actividades de saúde escolar desenvolvidas nas escolas EB1 e à percepção das equipas de saúde escolar e dos professores sobre (i) a receptividade das escolas, (ii) as intervenções pontuais vs. as programadas e continuadas e (iii) os aspectos positivos e dificuldades nas parcerias CS-EB1. Os resultados da análise de conteúdo das entrevistas são apresentados e discutidos na perspectiva da identificação de factores facilitadores e de obstáculos à eficiente implementação de EPS. Em síntese, os responsáveis das equipas de saúde escolar dos CS consideram dar um apoio continuado às escolas EB1, o que contradiz a opinião geral dos professores, que entendem que a colaboração dos respectivos CS é simplesmente pontual. Tanto os CS como as EB1 apontam a falta de recursos humanos para acompanhamento dos projectos como uma das principais dificuldades sentidas. Os resultados são comparados com outras experiências de contexto internacional e discutidos à luz de perspectivas teóricas mais amplas.
The school, in particular the health promoting school (HPS), is an excellent setting to empower pupils, teachers, parents and local community to be able to make healthy choices. Having this in mind, the aim of the present study was to find the answer to the following question: «To what extent do the schools and the health services contribute to the effectiveness of the health promoting school?» Using a semi-structured interview instrument, a qualitative/interpretative research approach was carried out in the Northern Region of Portugal, in the district of Viana do Castelo. The sample was composed of the totality of the district health centres (HC) and the primary schools (EB1) of this district involved in the National Network of HPS at the time of this investigation. Special attention was given to the activities of school health carried out by the health centres in schools EB1, to the school health team perception about (i) the schools receptivity, (ii) sporadic interventions vs. programmed and continuous ones, and (iii) positive issues and difficulties to the HC-EB1 partnership. The results of the contents analysis of the interviews are presented and discussed in the perspective of identifying the facilitator factors and the obstacles to the implementation of a successful HPS. In short, the HC coordinators of school health teams assume to give a continuous support to schools, which is in contrast with teachers’ general opinion as they think that the HC collaboration is scarce. Both HC and EB1 institutions think that the insufficiency of human resources to follow up the school health projects is one of the major difficulties. Results are discussed within a theoretical framework and compared to some other practices in the international context.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42387
ISSN0870-9025
Versão da editorahttp://www.elsevier.pt/pt/revistas/revista-portuguesa-saude-publica-323
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EPS_RevPortSaudePublica2004.pdf79,59 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID