Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41741

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGalvão, Camila Britopor
dc.contributor.authorMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveirapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2016-05-23T14:41:45Z-
dc.date.available2016-05-23T14:41:45Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGalvão, C.B, Júnior C.A.O.M. & Carvalho, G.S. (2015). O uso de charges como instrumento para identificação de concepções individuais e representações sociais sobre a dengue. Góndola, Enseñ Aprend Cienc, 10(1), pp.16-25.por
dc.identifier.issn2346-4712-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41741-
dc.description.abstractA dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil, com especial frequência no município de Fênix –Paraná. No presente estudo pretendeu-se analisar as concepções que as crianças têm sobre a dengue, identificando os componentes do modelo KVP, bem como conhecer as representações sociais deste grupo. Para o efeito optou-se pela utilização de charges com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola localizada no município de Fênix, cujos textos foram analisados para identificação de categorias e dos componentes do modelo KVP (conhecimentos, valores e práticas) a elas associadas. Foram identificadas quatro categorias de respostas sobre a interpretação da charge relativa à dengue: (i) prevenção da dengue, (ii) perigoso que pode levar à morte, (iii) problema de saúde pública e (iv) combater a dengue. Verificou-se que a “prevenção da dengue” foi a categoria em que se identificaram os três domínios K, V e P implicados na construção das concepções, enquanto as duas categorias “perigoso que pode levar à morte” e “problema de saúde pública” apresentaram apenas os domínios K e V, e a categoria “combater a dengue” apenas evidenciou o domínio V. Os resultados do estudo mostraram que os alunos já veem a dengue como um problema com consequências sérias e que todos têm sua responsabilidade no controle da doença. Percebe-se, portanto, que todo o trabalho que vem sendo realizado pela secretaria de saúde, pelas escolas ou campanhas publicitárias esta surtindo efeito, uma vez que no ano de 2014 houve uma redução do número de casos no município foco da pesquisa.por
dc.description.abstractNowadays dengue is one of the diseases with the highest incidence in Brazil, with particular frequency in the municipality of Phoenix-Paraná. The present study aims to analyse the concepts that children have about dengue, identifying the components of the KVP model as well as the social representations of this group. To this end, cartoons were used with students of the elementary school grade 5 in a school located in the city of Phoenix, whose texts were analysed to identify categories and associated components of the KVP (knowledge, values and practices). Four categories of answers about the interpretation of the charge on the dengue were identified: (i) dengue prevention of dengue, (ii) dangerous that can lead to death, (iii) public health problem and (iv) how to combat dengue. It was found that the "dengue prevention" was the category with the three domains K, V and P involved in the construction of concepts, while the other two categories "dangerous that can lead to death" and "public health problem" showed only the K and V domains, and the category "how to combat dengue" only highlighted the domain V. The results of this study showed that students already see dengue as a problem with serious consequences and that everyone has the responsibility to control the disease. We see, therefore, that all the work that is being carried out by the Ministry of health, by schools or advertising campaigns are having an effect, since in the year 2014 there has been a reduction in the number of cases in the municipality of research focus.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.description.sponsorshipProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad Distrital Francisco José de Caldaspor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectChargespor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectDenguepor
dc.subjectModelo kvppor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectDengue chargespor
dc.subjectModel KVPpor
dc.subjectSocial representationpor
dc.titleO uso de Charges como instrumento para identificação de concepções individuais e representações sociais sobre a Denguepor
dc.title.alternativeThe use of charges as an instrument to identify individual conceptions and social representations about Dengueeng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/7772por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage16por
oaire.citationEndPage25por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceColômbiapor
oaire.citationTitleRevista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Cienciaspor
oaire.citationVolume10por
dc.identifier.doi10.14483/jour.gdla.2015.1.a01por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Cienciaspor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dengue-Charges_RevGondola.pdf360,46 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID