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TítuloDentro e fora da sala de aula: espaços articulados de promoção da oralidade
Outro(s) título(s)Inside and outside of the classroom: articulated spaces to promote speaking
Autor(es)Gomes, Ana Patrícia Martins
Orientador(es)Vieira, Flávia
Dono López, Pedro
Data2015
Resumo(s)O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e visa apresentar e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada relacionado com a promoção da oralidade, dentro e fora da sala de aula, que foi implementado numa turma do 9º ano, nas disciplinas de inglês e de espanhol, no ano letivo de 2013/14. Os objetivos desse projeto foram os seguintes: diagnosticar atitudes e capacidades dos alunos no âmbito da oralidade em língua estrangeira; desenvolver atividades de promoção da oralidade dentro e fora da aula de língua estrangeira, monitorizando o seu impacto nas atitudes e capacidades dos alunos; identificar potencialidades e limitações das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula no âmbito da oralidade em língua estrangeira. A escolha da promoção da oralidade prendeu-se fundamentalmente com o facto de me ter apercebido no início do estágio que esta era a competência em que mais ressaltava a dificuldade da maioria dos alunos desta turma, tanto em inglês como em espanhol. Assim, tentei desenvolver atividades que aumentassem a motivação dos alunos para falar nestas duas disciplinas. A promoção da oralidade dentro e fora da sala de aula, em dois espaços articulados embora diferentes entre si, permitiu verificar até que ponto fora da aula os alunos poderiam desenvolver processos comunicativos de forma mais autónoma, e ao mesmo tempo de forma colaborativa, com o apoio dos colegas. A atividade desenhada para pôr em prática nesse contexto funcionou como um projeto final, e foi desenvolvido pelos alunos, com o meu suporte e orientação, durante a intervenção. Para avaliar a intervenção, foi recolhida informação através de observações, questionários iniciais, implementação de estratégias recorrendo a um questionário de autorregulação, reflexão sobre as práticas e análise de desempenhos, e questionário final. A avaliação da intervenção permite concluir que houve desenvolvimento não só das competências orais dos alunos, mas também de atitudes positivas face à oralidade
The present report is part of a professional training course unit (practicum) within the Master of English and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education. It aims to present and evaluate a Supervised Pedagogical Intervention Project related to the promotion of speaking inside and outside the classroom, carried out in a 9th grade class, in English and Spanish learning. The main aims of the project were: to diagnose students’ attitudes and capacities in relation to speaking in a foreign language; to develop activities to promote speaking inside and outside the classroom, monitoring its impact in the students’ attitudes and capacities; to identify the potential value and constraints from activities developed inside and outside the classroom in relation to oral communication in the foreign language. The choice of promoting speaking with these students was due to the fact that during the observation classes I had with them, I’ve realized that this was the competence where most of them had most difficulties in both languages. Taking into consideration that the best way to learn a native or foreign language is by speaking it, I’ve tried to develop activities to enhance these students’ motivation to speak in both these languages. In relation to promoting speaking skills in two articulated spaces, so different between them, my goal was to try to find out how that difference of spaces could motivate the students to develop communicative processes in a more autonomous way, and at the same time in a collaborative way, with the group support (class). The activity designed to be carried out outside the classroom was a project, and the students, with my support and orientation, developed it during my intervention. To evaluate the intervention, information was collected through initial observation, initial questionnaires, teaching strategies and self-regulation questionnaires, reflection about practice and analysis of students’ performance, and a final questionnaire. The evaluation results show that the students developed oral proficiency skills as well as positive attitudes towards speaking.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41332
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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