Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40993

TítuloA etnopaisagem no cinema português: consolidação e desconstrução de um conceito
Outro(s) título(s)The ethnoscape in portuguese cinema: consolidation and deconstruction of a concept
Autor(es)Silva, Tiago Jorge Campos Vieira Carvalho da
Orientador(es)Azevedo, Ana Francisca de
Palavras-chavePaisagem
Etnopaisagem
Cinema
Nacionalismo
Contemporaneidade
Landscape
Ethnoscape
Cinema
Nationalism
Contemporaneity
Data2016
Resumo(s)A ideia de paisagem é permeada por sentidos ambíguos que estão relacionados com a utilização do termo a partir de diferentes disciplinas, seja a geografia, a arquitetura, a filosofia ou as práticas artísticas, e também dos critérios utilizados por cada sociedade na produção das espacialidades emergentes. A partir de uma reflexão da paisagem enquanto elemento primeiramente captado pelo olhar, materializado posteriormente pela pintura, que a condicionou tendo em conta uma função figurativa e narrativa, e, finalmente, emancipando-se como um género autóctone, a paisagem vai conquistar simbolismos muito diferentes na sua metamorfose através das artes, ciência e tecnologia, bem como na vida quotidiana dos sujeitos. Na atualidade, a paisagem tem sido também analisada pelo seu papel central nos circuitos de comunicação, tendo em conta o contributo dos estudos fílmicos. A partir da ideia de paisagem consolidada pela cultura ocidental, esta investigação tem como foco de estudo o conceito de etnopaisagem no cinema português: desde o cinema da Primeira República, passando pelo cinema do Estado Novo, que consolidou uma ideia de etnopaisagem – isto é, uma ideia de paisagem tendo em vista as suas peculiaridades étnicas – conceito fortemente enraizado numa perspetiva imperialista e nacionalista, e, mais tarde, com as vanguardas e a revolução de 1974, a eclosão de novas experiências de paisagem que se pretendiam libertar das convenções estéticas e ideológicas convencionais. A ideia de paisagem ramifica-se a partir de novos olhares cinematográficos, quebrando padrões e distanciando-se dos espaços ideologicamente saturados, proporcionando novas experiências que vêm desafiar a sua moderna aceção.
The idea of landscape is permeated by ambiguous senses that are related with the usage of the term through different disciplines, be it geography, architecture, philosophy or arts, and also from the criteria used by each society in the production of emergent spatialities. Through a reflection of the landscape as an element first captured by the eyesight, materialized later by painting, that had it conditioned through a figurative and narrative function, and finally, emancipating itself as an autochthonous genre, the landscape has conquered different symbolisms in its metamorphoses through art, science and technology, as well as in the quotidian life of individuals. In actuality, the landscape has been analysed in its central role in the circuits of communication, having in account the contributions of the filmic studies. Starting with the idea of landscape consolidated by western culture, this investigation focuses in the study of the concept of ethnoscape in the Portuguese cinema: going from the First Republic, passing through the cinema of the New State (Estado Novo), that consolidated the idea of ethnoscape – that being an idea of landscape having in view its ethnic peculiarities – a concept strongly rooted in a imperialistic and nationalistic perspective, and, later, with the vanguards and the 1974 revolution, the implosion of new experiences of landscape that aimed to liberate from the aesthetic and ideological conventions that were in place. The idea of landscape branches through new cinematographic perceptions, breaking through the pattern and distancing itself of the saturated and ideological spaces, providing new experiences that defy its modern meaning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40993
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - Tiago Vieira da Silva.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID