Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40748

TítuloPara uma reconfiguração da publicidade na sociedade
Autor(es)Balonas, Sara
Editor(es)Gonçalves, Gisela
Felippi, Ângela
Palavras-chavePublicidade
Sociedade
Sustentabilidade
Cidadania
Data2014
EditoraUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFP
Resumo(s)Olhemos para a publicidade como um meio de organizar o social. Temas como a sustentabilidade e a responsabilidade social, na ordem do dia, entram nesta equação, desafiando-nos a pensar no papel da comunicação e da publicidade no processo de transformação das mentalidades. O desafio pressupõe um outro: a urgência da reconfiguração do papel da publicidade na sociedade, reconhecendo-lhe, em definitivo, novas funções. Em concreto, propomos olhar a publicidade como meio de exercer cidadania e de promover a sustentabilidade ambiental e social. Valorizar o seu potencial de persuasão e criatividade a favor da mudança social. Porém, esta não é tarefa de constatação óbvia. Historicamente, a publicidade tem carregado um fardo pejorativo, sendo apontada como manipuladora e causadora do desejo de consumo, o que nos parece uma menorização do discernimento do cidadão. Lipovetsky considera mesmo ser esta uma ideia falsa. “A publicidade não consegue que se deseje o indesejável” (2000: 7). Confrontar o instituído, perspetivando o contributo da comunicação na promoção e consolidação de estratégias sustentáveis é a presente proposta.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40748
ISBN978-989-654-177-4 (papel)
978-989-654-179-8 (pdf)
978-989-654-178-1 (epub)
Versão da editorahttp://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20141217-vol2_comunicacao_desenvolvimento_sustentabilidade.pdf
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SB_2014_comunicacao_sustentabilidade.pdf378,43 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID