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https://hdl.handle.net/1822/40424
Título: | Sucesso escolar e percursos vocacionais na adolescência: variáveis pessoais e contextuais |
Autor(es): | Soares, Diana Rafaela Lopes |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. |
Data: | 13-Nov-2015 |
Resumo(s): | Compreender as condicionantes do sucesso académico e a forma como os percursos escolares se constroem ao
longo da escolaridade tem sido objeto de análise em Educação e Psicologia. Da mesma forma, o cenário que
caracteriza Portugal e a Europa, ao nível do elevado número de jovens que abandona precocemente a escola ou que
não está integrado em qualquer sistema educativo, de formação ou de emprego, reforça a relevância de estudos
deste cariz. Assim, a presente tese pretende analisar que variáveis pessoais e contextuais explicam os desempenhos
escolares e que dinâmicas ocorrem entre as mesmas na definição dos percursos escolares de um grupo de 399
estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Seguindo um desenho de investigação longitudinal, e combinando
perspetivas teóricas e de análise de dados centradas nas variáveis e centradas na pessoa, desenvolveram-se quatro
estudos empíricos. O primeiro estudo, denominado “ Impacto das variáveis psicológicas e sociofamiliares no
desempenho escolar dos estudantes: uma análise exploratória”, analisou a influência de um conjunto de variáveis
psicológicas e sociofamiliares nos desempenhos escolares obtidos no 7.º e no 9.º ano de escolaridade. O segundo,
intitulado “ Entre a família e o estudante: evidências de um modelo de mediação na explicação do desempenho
escolar”, avaliou os efeitos diretos e indiretos das variáveis sociofamiliares sobre os desempenhos escolares,
salientando a mediação das variáveis psicológicas. O terceiro estudo, nomeado “ Inteligência e desempenho escolar
ao longo do 3.º Ciclo do Ensino Básico: relevância do desempenho escolar prévio”, analisou o poder preditivo da
inteligência sobre desempenhos escolares obtidos ao longo da escolaridade. Por fim, o quarto estudo, designado,
“ Perfis escolares no 3.º Ciclo do Ensino Básico: a combinação de variáveis psicológicas, sociofamiliares e
escolares”, investigou como as variáveis se combinavam e se agrupavam em diferentes perfis escolares. Os
resultados demonstram que, para estes participantes, o raciocínio, o autoconceito académico e as metas
académicas predizem os desempenhos escolares. Além disso, e apesar da relevância das variáveis cognitivas, estas
apenas mantêm a sua capacidade preditiva ao longo do tempo por influência do nível prévio de conhecimentos. Por
sua vez, as habilitações escolares da mãe, a aceitação parental e o envolvimento parental são as variáveis familiares
capazes de predizer diretamente os desempenhos escolares. As expetativas parentais explicam indiretamente o
desempenho escolar obtido do 7.º e no 9.º ano, ao influenciarem o autoconceito académico dos filhos. Também as
expetativas académicas parentais influenciam indiretamente o desempenho escolar obtido no 7.º ano, através das
metas de aprendizagem. A combinação das variáveis em estudo possibilitou, ainda, a definição de três grupos de
estudantes: o de sucesso escolar, o de insucesso escolar não envolvido com a escola e o de insucesso escolar
envolvido com a escola. Os resultados obtidos possibilitam uma melhor compreensão do fenómeno de sucesso
escolar, enfatizando a sua natureza multifacetada e multideterminada. Tal implica mudanças nas práticas
educativas e psicológicas, tanto ao nível da avaliação cognitiva dos estudantes com dificuldades de aprendizagem
como, também, da própria forma de mensurar o sucesso e fracasso escolar. Reforça-se o papel dos pais enquanto
elementos-chave ao sucesso escolar dos educandos e a necessidade de um diálogo mais permanente e efetivo
entre família e escola. A reconceptualização do conceito de sucesso escolar, em articulação com políticas e medidas
educativas que atendam às singularidades dos estudantes e dos seus contextos, possibilitam sistemas educativos
mais inclusivos e uma maior democratização do sucesso escolar. To understand the determinants of school success and how academic trajectories are built throughout schooling is still a relevant study aim in Education and Psychology research. Moreover, the increasing number of Portuguese and European adolescents who fail in school and who are not in any educational system, nor in the job market, nor training, also stresses the importance of this kind of study. The present research intends to analyze which personal and contextual variables explain academic performance, and how these variables influence the definition of students’ academic trajectories. Using a longitudinal design, 399 middle school students were assessed during three years. Four empirical studies were developed, merging variable and person-centered approaches. The first one, called “The influence of psychological and socio-parental variables in academic performance: an exploratory analysis”, examined the influence of a set of psychological, social, and parental variables in school performance on 7th and 9th grades. The second, entitled "Between family and student: evidence of a mediation model in the explanation of school performance", assessed the direct and indirect effects of social-parental variables in school performance, underlining the mediation role of psychological variables. The third study, called “The relationship between intelligence and academic achievement throughout middle school: the role of students’ prior academic performance”, analyzed the predictive power of intelligence in school performance throughout schooling. Finally, the fourth study, "School profiles in middle school: a combination of psychological, social, parental and school variables", examined how these variables were combined and clustered in different school profiles. The main results show that, for these participants, intelligence, academic self-concept, and academic goals predict school performance. Additionally, despite the relevance of cognitive variables, these only retain their predictive ability over time by the influence of students’ previous level of knowledge and prior academic performance. In turn, mothers' educational attainment and parental support are the only parental variables that directly predict school performance. Parental aspirations indirectly explain school performance obtained in 7th and 9th grades, by the influence of the students' academic selfconcept. Parental academic aspirations also predict indirectly the school performance in 7th grade by the influence of students' learning goals. From the combination of all variables in study emerge three typologies of students: the academic success group, the school failure not engaged with the school group, and the school failure engaged with the school group. These results contribute for a better understanding of school success and adolescents’ academic trajectories, emphasizing its multifaceted and multidimensional nature. Several changes in educational and psychological practices are pointed out, not only regarding the cognitive assessment of students with learning disabilities, but also concerning the way in which schools, teachers, parents, and students conceive and evaluate academic success and failure. The parents' role is stressed as a key-element to students' academic success, and the need for more permanent and effective dialogue between family and school is pointed out. The redefinition of "school success" and the development of educational policies that focus on students’ singularities and on their contexts enable more inclusive education systems and a greater democratization of academic success. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento Ciências da Educação (Especialidade em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40424 |
Acesso: | Acesso aberto |
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