Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40406

TítuloO ensino da flauta de bisel em grupo como inovação pedagógica: Uma investigação-ação no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Recorder Group teaching as a pedagogical innovation: an actioninvestigation in elementary school
Autor(es)Cabral, Maria Helena Dias Borges
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEducação Musical
Flauta de bisel
Ensino em grupo
Praxis educativa
Inovação
Saberes
Music Education
Recorder
Instrumental Group teahcing
Educational praxis
Innovation
Learning
Data18-Fev-2014
Resumo(s)O Sistema Educativo Português define a escolaridade obrigatória até ao momento da obtenção de um curso conferente de nível secundário ou da conclusão de 18 anos de idade (Decreto-Lei n.º 176/2012 de 2 de agosto). Paradoxalmente não proporciona igualdade de oportunidades no que à aprendizagem musical diz respeito. Neste contexto, da preocupação sentida por professores e investigadores, têm surgido tentativas diversificadas para dar resposta à desigualdade. O problema foi identificado a partir da prática profissional e da observação da proliferação de experiências realizadas, sem sustentação científica, muitas das vezes por falta de uma formação de professores adequada à situação. Para além disso, no ensino genérico, verifica-se que as condições de que as escolas públicas dispõem são deficientes, nomeadamente no que respeita a recursos e equipamentos, não permitindo que as experiências resultem. Foi, pois, neste contexto problemático que se perspetivou a hipótese da pesquisa que constitui esta tese: o ensino instrumental em grupo poderá potenciar a criação de igualdade de oportunidades aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (EB). A operacionalização desta hipótese foi pensada através da prática sistemática da aprendizagem polifónica da flauta. Em consequência, foram delineados os objetivos a perseguir: (i) promover um ensino estruturado de instrumento em grupo para averiguar o seu potencial pedagógico; (ii) experimentar e avaliar a aplicação de um modelo pedagógico inovador; (iii) propor a experimentação de uma aprendizagem mediada por pares; (iv) contribuir para o desenvolvimento e consolidação dos conhecimentos dos alunos; (v) descobrir as potencialidades musicais dos alunos; (vi) alterar atitudes e comportamentos no reforço continuado da cidadania, através da (in)formação de públicos. A metodologia de investigação utilizada foi a investigação-ação. Partiu-se de uma revisão de literatura e de uma análise documental direcionadas para a contextualização da aprendizagem em grupo; para isso, recorreu-se à análise crítica de orientações emanadas do Ministério da Educação, com o foco no ensino da música, preparando o enquadramento legal da componente empírica, não esquecendo a auscultação de pareceres e relatórios internacionais. A investigação foi levada a cabo na Escola dos 2.º e 3.º Ciclos do EB Sophia de Mello Breyner, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, com uma turma de 5.º ano e contou com a colaboração do professor titular da disciplina. Recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de dados (a documentação estruturante da Escola, o inquérito, a observação, o diário de bordo), constatou-se que a metodologia do ensino instrumental em grupo cria condições mais favoráveis à aprendizagem da música e, consequentemente, à assimilação mais eficaz dos conteúdos programáticos, sendo também uma forma de ajudar os alunos na melhoria da autoestima e no ultrapassar do receio e da timidez. A aprendizagem simultânea das flautas de bisel (soprano e contralto) potenciou a exploração do trabalho polifónico e, através da crítica das performances, realizada entre pares, foi atingido o objetivo da interação e da corresponsabilização pelo trabalho comum. Verificou-se que a construção de uma cultura musical pode ser efetuada, para lá da escola, com a colaboração dos alunos, potenciando assim a formação de músicos. Assim se contribuiu para a melhoria da qualidade do sucesso educativo e para que este grupo de alunos acedesse, em igualdade de circunstâncias, ao ensino da música, através de um modelo pedagógico inovador que ficou provado resultar e possibilitar a aproximação do ensino genérico e do ensino especializado no que respeita a objetivos, estratégias e práticas pedagógicas. Para além da questão da instabilidade de que padece o sistema de ensino português, verificou-se a ausência de uma cultura musical sólida que possa levar a que à música seja reconhecido o seu valor. A pesquisa sugere que para ultrapassar este constrangimento urge repensar e investir na formação inicial dos professores, nomeadamente no que respeita à disponibilização de recursos humanos habilitados para o ensino de diferentes instrumentos e no seu sistema de colocação nas escolas. Pela constante mutabilidade do conhecimento e pela diversidade do ser humano, a praxis educativa deve ser objeto de uma investigação orientada para a procura constante de progresso e qualidade.
The Portuguese Educational System defines compulsory school up to the moment one obtains a secondary level course or completes 18 years of age (Law-Decree nr.176/2012 of August 2nd). Paradoxically the System does not provide equal opportunities regarding music learning. Teachers have been concerned about this fact and have attempted to change it; however, these attempts have not been based on scientific research. The problem was identified through observation during professional practice Lack of teacher training appropriate to the situation is another aspect of the problem Moreover in general teaching the conditions of the public schools are deficient, particularly in what regards school equipment and resources not favourable to the success of the experiments being carried out. The research hypothesis of this thesis came up in this problematic context and was thus defined: teaching instrumental group may foster the creation of equal opportunities for students of the 2nd Cycle of Basic Education. The operationalization of this hypothesis has been planned and put to practice through a systematic method of polyphonic flute teaching Consequently, the objectives to pursue were: (i) to promote a structured instrument group teaching so as to ascertain its educational potential; (ii) to experience and to evaluate the implementation of an innovative pedagogical model; (iii) to propose a peer-mediated learning experiment; (iv) to contribute to the development and consolidation of students’ knowledge; (v) to discover students’ musical potentialities; (vi) to change attitudes and behaviours in the continued strengthening of citizenship, through the training and information of the public; Action research was the chosen research methodology. A literature review and an analysis of documents directed to the context of group learning took place, followed by a critical analysis of guidelines issued by the Ministry of Education. The focus was put on musical education, preparing the legal framework of the empirical component, hearing the opinions of involved actors and following international reports guidelines. The research action took place in the Basic Education School Sophia de Mello Breyner in Arcozelo - Vila Nova de Gaia with 5th school year group having the music teacher as a collaborator. Using different instruments for data collection (School structuring documentation, inquiries, observation, diaries), it was found that the methodology of instrumental group teaching creates more favourable conditions for learning music and hence more effective assimilation of the syllabus, and is also a way to help students improving their self-esteem and overcome fear and shyness. The act of recorder learning (soprano and contralto) in parallel enhanced the exploitation of the polyphonic work. The performances held were criticised between pairs who reached the goal of interaction and co-responsibility desired for the collaborative work. The conclusion has been reached that the construction of a musical culture can be made, outside the school, with the collaboration of students. In that way it is possible to enhance the training of musicians thus contributing to the improvement of the quality and the educational success. This group had acess, on similar circumstances, to the learning of music through an innovative teaching model that proved to result and to enable an approach between the general and specialized systems regarding what objectives, strategies and teaching practices are concerned. The absence of a strong musical culture joins the instability the Portuguese Education System is undergoing. The value of music is not usually recognized. To overcome this constraint the research shows one must rethink and invest in initial teachers’ training, in particular with regard to the availability of skilled human resources (for the teaching of different music instruments) and their placement system in schools. By constant mutability of knowledge and diversity of human beings, the educational praxis must be the object of a research-oriented strategy in a constant search for progress and quality.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade em Educação Musical)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40406
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Maria Helena Cabral.pdf9,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID