Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39702

TítuloRelatório de atividade profissional
Autor(es)Pires, Helena Cristina de Carvalho
Orientador(es)Mina, Isabel Aguiar Pinto
Palavras-chaveEstuário do Tejo
Educação ambiental
Sustentabilidade
Tagus estuary
Environmental education
Sustainability
Data2015
Resumo(s)O presente relatório de atividade profissional vem reforçar a importância da formação contínua de professores que valoriza a aquisição de conhecimentos, de competências e de práticas letivas, em variados contextos profissionais. O estuário do rio Tejo pela sua importância ecológica, geográfica, histórica e cultural foi o mote para as atividades de Educação Ambiental que visam alertar para a preservação e conservação das Zonas Húmidas e dos Ecossistemas em geral. A sociedade moderna debate-se cada vez mais com problemas ambientais causados pelo Homem. Urge uma mudança de comportamentos e atitudes para que nos seja permitido viver num planeta sustentável. A poluição, a extinção de espécies, o desperdício energético e as alterações climáticas são preocupações de Orgãos Políticos locais e globais, Organizações, Associações e principalmente da Escola. Juntos, devemos contribuir para a Educação Ambiental e Cidadania de toda a sociedade. Na Escola, a Educação Ambiental dos alunos passa por envolvê-los em projetos que impliquem o contato direto com a Natureza e a ligação emocional com os locais onde vivem. Desta forma torna-se mais fácil contribuir para a sensibilização das camadas mais jovens da população e consequentemente das suas famílias e comunidade local. O contributo para formar alunos proativos em prole de um futuro sustentável é evidenciado na carreira profissional descrita no segundo capítulo deste relatório
This professional activity report reinforces the importance of ongoing training of teachers who values the acquisition of knowledge, skills and teaching practices in various professional contexts. The Tagus River Estuary, for its ecological, geographical, historical and cultural importance was the theme for Environmental Education activities that alert to the preservation and conservation of wetlands and ecosystems in general. Modern society faces increasingly environmental problems caused by man. It´s urgent a change in behaviors and attitudes in order to live in a sustainable planet. Pollution, species extinction, energy waste and climate change are concerns of local and global Political Organs, Organizations, Associations and specially school. Together we must contribute to the Environmental Education and Citizenship of the whole society. In school, students’ Environmental Education passes by engaging them in projects that involve direct contact with nature and the emotional attachment to the places where they live. Thus it becomes easier to increase awareness of the younger sections of the population and consequently their families and local community. The contribution to form proactive students in offspring of a sustainable future is evident in the career described in the second chapter of this report.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39702
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Profissional_Helena Cristina de Carvalho Pires_2015.pdf12,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID