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TítuloA crescente internacionalização do setor do vinho português: o caso da Adega Cooperativa de Vila Real
Autor(es)Ramos, Emanuel Seara Pereira
Orientador(es)Ribeiro, J. Cadima
Palavras-chaveInternacionalização
Douro
Setor vitivinícola
Exportação
Internationalization
Wine sector
Exportation
Data2015
Resumo(s)O processo de internacionalização assumiu recentemente, para as empresas portuguesas, uma maior importância em todos os setores da atividade económica. Com o objetivo de procurar novas oportunidades de expansão, as empresas investem no acesso a novos mercados estratégicos, que lhes permitem aumentar o volume de vendas, e com isso tornarem-se mais competitivas. O setor vitivinícola português é um exemplo da crescente aposta na internacionalização, com a imagem dos vinhos portugueses a ganhar cada vez mais notoriedade a nível internacional. A Região Demarcada do Douro é uma das regiões vitivinícolas mais antigas do mundo e apresenta vinhos de excelente qualidade, com um enorme reconhecimento internacional. A imagem destes vinhos ganhou uma maior dimensão à escala internacional, fazendo de toda a indústria vitivinícola que produz vinho do Douro uma indústria cada vez mais competitiva e orientada para a “conquista” dos mercados internacionais. O principal objetivo do presente relatório de estágio é estudar o processo de internacionalização da Adega Cooperativa de Vila Real, empresa que se dedica, sobretudo, à produção e comercialização de vinhos do Douro. Esta empresa apresenta produtos com uma excelente relação de qualidade/preço no mercado interno e nos mercados externos, onde a empresa está presente desde 2009, quando iniciou o seu processo de internacionalização por via de exportação direta. Desde então, a empresa tem estado presente em diversas feiras e eventos internacionais, sempre com o objetivo de promover a marca “Adega de Vila Real”, aumentar as suas vendas e os destinos para os quais exporta os seus produtos. Através da informação recolhida, foi possível verificar que a empresa exporta diretamente para o agente importador que esta entende ser o seu melhor parceiro, e que os países do BENELUX são, para já, os mercados onde a Adega é mais bem-sucedida, graças ao excelente trabalho do agente importador que trabalha com a empresa nestes mercados. Claramente, o objetivo da empresa passa por continuar a crescer lá fora, contribuindo também para a boa imagem dos vinhos portugueses a nível mundial.
The internationalization process, for Portuguese companies, has taken on a greater importance in all sectors of economic activity. In order to look for new opportunities to expand, companies invest in access to new strategic markets, enabling them to increase the sales volume, and thus becoming increasingly competitive. The Portuguese wine sector is an example of the growing focus on internationalization, with the image of Portuguese wines gaining more prominence internationally. The Douro Demarcated Region is one of the oldest wine regions in the world and offers excellent quality wines, with a huge international recognition. The image of these wines won a larger international scale, making the whole wine industry, which produces Douro wine, an increasingly competitive industry and oriented to the "conquest" of international markets. The main purpose of this internship report is to study the process of internationalization of Adega Cooperativa de Vila Real, a company dedicated, mainly, to the production and commercialization of Douro wines. This company presents products with an excellent quality/price domestically and in foreign markets, where the company is present since 2009, when it began its process of internationalization through direct exportation. Since then, the company has been present in several international fairs and events, always aiming to promote the brand "Adega de Vila Real", increase their sales and the destinations to which it exports its products. Through the information gathered, it was possible to verify that the company exports directly to the importing agent that it considers to be its best partner, and the BENELUX countries are, for now, the markets where the winery is more successful, thanks to the excellent work of the importing agent working with the company in these markets. Clearly, the purpose of the company is to continue to grow abroad, also contributing to the positive image of Portuguese wines worldwide.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39639
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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