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https://hdl.handle.net/1822/39362
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Batista, Carla | por |
dc.contributor.author | Anastácio, Zélia | por |
dc.contributor.author | Sudmann, Tobba | por |
dc.date.accessioned | 2016-01-12T11:27:16Z | - |
dc.date.available | 2016-01-12T11:27:16Z | - |
dc.date.issued | 2015-07 | - |
dc.identifier.citation | Batista, C., Anastácio, Z. & Sudmann, T. (2015). O Contributo das Ciências do Desporto e Educação Física nas Atividades e Terapias Assistidas com Cavalos. In P. Pereira, S. Vale & A. Cardoso (Coords.) Livro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer. Edição: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, pp. 30-38 | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8969-11-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/39362 | - |
dc.description.abstract | As Atividades e Terapias Assistidas com Cavalos (ATAC) englobam um conjunto de métodos educacionais e terapêuticos, que possuem em comum a utilização do cavalo, de forma a alcançar objetivos biopsicossociais. Esta terapia patenteia-se pelos conhecimentos transdisciplinares na área da saúde, educação e equitação. A literatura tem demonstrado efeitos das ATAC em diversas limitações e/ou deficiências, de caráter transitório ou definitivo. No entanto, salientaremos apenas a reabilitação com crianças. O professor de educação física é considerado um dos profissionais da equipa interdisciplinar das ATAC, contribuindo com conhecimentos académicos para aumentar o corpo teórico das ATAC e em equipa alcançar objetivos de intervenção com crianças atendidas por este método. Os objetivos deste estudo são: verificar o contributo do desporto e educação física no corpo teórico das ATAC; verificar a existência de benefícios físicos alcançados pelos profissionais de Educação Física, utilizando as ATAC com crianças. De forma a concretizar os objetivos, recorremos a uma meta-análise, através das bases dados CAPES, Pubmed, ACCAP, Scielo, reportório da Universidade do Porto, da Escola Superior de Educação, da Universidade do Minho e da UTAD. Verificamos a existência de três domínios do desporto e educação física que contribuem para o corpo teórico das ATAC: reabilitação física, pedagogia de equitação e psicomotricidade. Evidenciamos similarmente efeitos positivos em crianças com Paralisia Cerebral, Deficiência Intelectual, Perturbações do Espetro do Autismo, Síndrome de Down e crianças vítimas de maus tratos, mais especificamente ao nível de ajustes tónicos, condição física, coordenação motora, controlo corporal, equilíbrio, força muscular, motricidade fina, noção corporal, locomoção e transferência corporal. Concluímos que as Ciências do Desporto e Educação física contribuem para o corpo teórico das ATAC, podendo as mesmas serem utilizadas em cooperação com outros métodos. Constatamos também que as crianças com e sem deficiência, através das ATAC, aprimoram competências físicas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/5876/147313UI 317 PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Atividades e terapias assistidas com cavalos | por |
dc.subject | Ciências do desporto e educação física | por |
dc.subject | Crianças e benefícios físicos | por |
dc.title | O contributo das ciências do desporto e educação física nas atividades e terapias assistidas com cavalos | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
sdum.event.title | XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde | - |
oaire.citationStartPage | 30 | por |
oaire.citationEndPage | 38 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
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