Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39362

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Carlapor
dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.contributor.authorSudmann, Tobbapor
dc.date.accessioned2016-01-12T11:27:16Z-
dc.date.available2016-01-12T11:27:16Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.citationBatista, C., Anastácio, Z. & Sudmann, T. (2015). O Contributo das Ciências do Desporto e Educação Física nas Atividades e Terapias Assistidas com Cavalos. In P. Pereira, S. Vale & A. Cardoso (Coords.) Livro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer. Edição: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, pp. 30-38por
dc.identifier.isbn978-972-8969-11-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39362-
dc.description.abstractAs Atividades e Terapias Assistidas com Cavalos (ATAC) englobam um conjunto de métodos educacionais e terapêuticos, que possuem em comum a utilização do cavalo, de forma a alcançar objetivos biopsicossociais. Esta terapia patenteia-se pelos conhecimentos transdisciplinares na área da saúde, educação e equitação. A literatura tem demonstrado efeitos das ATAC em diversas limitações e/ou deficiências, de caráter transitório ou definitivo. No entanto, salientaremos apenas a reabilitação com crianças. O professor de educação física é considerado um dos profissionais da equipa interdisciplinar das ATAC, contribuindo com conhecimentos académicos para aumentar o corpo teórico das ATAC e em equipa alcançar objetivos de intervenção com crianças atendidas por este método. Os objetivos deste estudo são: verificar o contributo do desporto e educação física no corpo teórico das ATAC; verificar a existência de benefícios físicos alcançados pelos profissionais de Educação Física, utilizando as ATAC com crianças. De forma a concretizar os objetivos, recorremos a uma meta-análise, através das bases dados CAPES, Pubmed, ACCAP, Scielo, reportório da Universidade do Porto, da Escola Superior de Educação, da Universidade do Minho e da UTAD. Verificamos a existência de três domínios do desporto e educação física que contribuem para o corpo teórico das ATAC: reabilitação física, pedagogia de equitação e psicomotricidade. Evidenciamos similarmente efeitos positivos em crianças com Paralisia Cerebral, Deficiência Intelectual, Perturbações do Espetro do Autismo, Síndrome de Down e crianças vítimas de maus tratos, mais especificamente ao nível de ajustes tónicos, condição física, coordenação motora, controlo corporal, equilíbrio, força muscular, motricidade fina, noção corporal, locomoção e transferência corporal. Concluímos que as Ciências do Desporto e Educação física contribuem para o corpo teórico das ATAC, podendo as mesmas serem utilizadas em cooperação com outros métodos. Constatamos também que as crianças com e sem deficiência, através das ATAC, aprimoram competências físicas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/5876/147313UI 317 PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAtividades e terapias assistidas com cavalospor
dc.subjectCiências do desporto e educação físicapor
dc.subjectCrianças e benefícios físicospor
dc.titleO contributo das ciências do desporto e educação física nas atividades e terapias assistidas com cavalospor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
sdum.event.titleXI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde-
oaire.citationStartPage30por
oaire.citationEndPage38por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo_SIEFLAS2015_BatistaAnastacio&Sudmann.pdf2,64 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID