Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/39362

TitleO contributo das ciências do desporto e educação física nas atividades e terapias assistidas com cavalos
Author(s)Batista, Carla
Anastácio, Zélia
Sudmann, Tobba
KeywordsAtividades e terapias assistidas com cavalos
Ciências do desporto e educação física
Crianças e benefícios físicos
Issue dateJul-2015
PublisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)
CitationBatista, C., Anastácio, Z. & Sudmann, T. (2015). O Contributo das Ciências do Desporto e Educação Física nas Atividades e Terapias Assistidas com Cavalos. In P. Pereira, S. Vale & A. Cardoso (Coords.) Livro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer. Edição: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, pp. 30-38
Abstract(s)As Atividades e Terapias Assistidas com Cavalos (ATAC) englobam um conjunto de métodos educacionais e terapêuticos, que possuem em comum a utilização do cavalo, de forma a alcançar objetivos biopsicossociais. Esta terapia patenteia-se pelos conhecimentos transdisciplinares na área da saúde, educação e equitação. A literatura tem demonstrado efeitos das ATAC em diversas limitações e/ou deficiências, de caráter transitório ou definitivo. No entanto, salientaremos apenas a reabilitação com crianças. O professor de educação física é considerado um dos profissionais da equipa interdisciplinar das ATAC, contribuindo com conhecimentos académicos para aumentar o corpo teórico das ATAC e em equipa alcançar objetivos de intervenção com crianças atendidas por este método. Os objetivos deste estudo são: verificar o contributo do desporto e educação física no corpo teórico das ATAC; verificar a existência de benefícios físicos alcançados pelos profissionais de Educação Física, utilizando as ATAC com crianças. De forma a concretizar os objetivos, recorremos a uma meta-análise, através das bases dados CAPES, Pubmed, ACCAP, Scielo, reportório da Universidade do Porto, da Escola Superior de Educação, da Universidade do Minho e da UTAD. Verificamos a existência de três domínios do desporto e educação física que contribuem para o corpo teórico das ATAC: reabilitação física, pedagogia de equitação e psicomotricidade. Evidenciamos similarmente efeitos positivos em crianças com Paralisia Cerebral, Deficiência Intelectual, Perturbações do Espetro do Autismo, Síndrome de Down e crianças vítimas de maus tratos, mais especificamente ao nível de ajustes tónicos, condição física, coordenação motora, controlo corporal, equilíbrio, força muscular, motricidade fina, noção corporal, locomoção e transferência corporal. Concluímos que as Ciências do Desporto e Educação física contribuem para o corpo teórico das ATAC, podendo as mesmas serem utilizadas em cooperação com outros métodos. Constatamos também que as crianças com e sem deficiência, através das ATAC, aprimoram competências físicas.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/39362
ISBN978-972-8969-11-0
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

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