Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39186

TítuloLiderança e treino desportivo: Implicações para a formação do treinador de alto rendimento
Autor(es)Gomes, A. Rui
Palavras-chaveLiderança
Treinador
Alto rendimento
Desporto
DataDez-2015
EditoraVisão e Contextos
CitaçãoGomes, A.R. (2015). Liderança e treino desportivo: Implicações para a formação do treinador de alto rendimento. In R. Resende, A. Albuquerque, & A.R. Gomes (Eds.), Formação e Saberes em Desporto, Educação Física e Lazer (pp. 211-241). Lisboa: Visão e Contextos.
Resumo(s)[Excerto Introdução] A preparação dos atletas para o alto rendimento implica um conjunto variado de competências por parte do treinador, nomeadamente a nível dos conhecimentos gerais e específicos do desporto e da modalidade em causa, incluindo, por exemplo, domínio sobre a metodologia do treino, aspetos técnicos e táticos dessa modalidade, fisiologia dos atletas, psicologia do desporto, questões educacionais e sociológicas do desporto, e mesmo um conhecimento sobre o conjunto de fatores estruturais e culturais inerentes a cada organização desportiva e ambiente que a rodeia. Esta variedade de dimensões influenciadoras do rendimento desportivo exige que o treinador assuma uma multiplicidade de papéis, designadamente organizar e implementar planos de treino e de competição para os atletas, dirigir os atletas ao longo da época desportiva, formular objetivos desportivos consonantes com as capacidades dos atletas e as expectativas dos clubes, relacionar-se com os atletas e outros agentes desportivos direta e indiretamente envolvidos no fenómeno desportivo, entre outros. (...)
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39186
ISBN9789899939936
Versão da editorahttp://www.omniservicos.pt/novidades/4168
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7-Capitulo-Modelo trifásico alta compet-R Gomes-Livro Saberes em EF, Desp e Lazer.pdf937 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID