Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39122

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKovalenko, Tatianapor
dc.contributor.authorIssufo, Valipor
dc.contributor.authorManhiça, Rubenpor
dc.contributor.authorCadir, Roxanpor
dc.contributor.authorLima, Rui M.por
dc.date.accessioned2015-12-22T12:26:48Z-
dc.date.available2015-12-22T12:26:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationKovalenko, T., Issufo, V., Manhiça, R. M., Cadir, R., & Lima, R. M. (2015). Avaliação do processo de implementação de PBL num curso de engenharia informática em Moçambique: as percepções dos estudantes. Paper presented at the COBENGE 2015 - XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, São Bernardo do Campo, Brasil, 140867.1-10por
dc.identifier.issn2175–957X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39122-
dc.description.abstractO presente artigo traz uma avaliação sobre um processo de implementação do PBL que ocorreu no curso de Engenharia Informática na Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique. Por este processo ser novo no contexto de ensino de Engenharia em Moçambique foram os desafios encontrados por parte dos docentes e estudantes relativos a implementação, coordenação e adequação do currículo a metodologia do PBL, fazendo com que o processo de implementação fosse gradual. Assim no primeiro semestre de 2014 foi implementado um processo PBL piloto envolvendo as disciplinas de Programação Orientada à Objetos 1 e Base de Dados 1, que foram disciplinas escolhidas pelo facto de seus currículos terem matérias comuns, todos desafios e comentários dados pelos estudantes foram levados em conta no desenho do segundo processo PBL para o segundo semestre de 2014 que envolveu as disciplinas de Programação Orientada à Objetos 2, Base de Dados 2 e Sistemas de Multimídia fazendo com que houvesse mais informação para o terceiro processo envolvendo as disciplinas de Engenharia de Software 1 e Programação em Web. A avaliação do processo por parte dos estudantes, veio através de inquiridos onde os estudantes fizeram chegar as suas preocupações e ideias a respeito do PBL e dos moldes em que este estava a ser implementado no currículo. O processo de implementação do PBL pode ser considerado uma experiência bem sucedida e com futuro promissor e que de certeza vai ajudar a inovar os processos de ensino de engenharia em Moçambique.por
dc.description.abstractThis paper presents an evaluation of a PBL implementation process that occurred in the course of Computer Engineering at the Faculty of Engineering of the University Eduardo Mondlane in Mozambique. This kind of process and approach is new in engineering education context in Mozambique, so there were many challenges faced by teachers and students for the implementation, coordination and fit the curriculum with the PBL methodology, making the implementation process gradual. In the first semester of 2014, PBL was implemented as a pilot process involving the disciplines of Object Oriented Programming 1 and Data Base 1, which were subjects chosen because their easy integration, all challenges and comments given by the students were taken into account in the method of drawing PBL for the second semester of 2014 involving the disciplines of Object Oriented Programming 2, Data Base 2 and Multimedia Systems bringing more information, and making possible third process involving the disciplines of Software Engineering and Web Programming. The Process was evaluated by students, through surveys to get their concerns and ideas about the PBL and the way in which this was to be implemented in the curriculum. The PBL implementation process can be considered a successful experience and with a promising future and that certainly will help innovate the engineering education process in Mozambique.por
dc.description.sponsorshipProjeto NICHE/MOZ/089, um projeto da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane e sua parceira da Holanda.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProject based learningpor
dc.subjectEngenhariapor
dc.subjectMoçambiquepor
dc.subjectPBLpor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectMozambiquepor
dc.subjectUEMpor
dc.subjectEngineeringpor
dc.titleAvaliação do processo de implementação de PBL num curso de engenharia informática em Moçambique: as percepções dos estudantespor
dc.title.alternativeEvaluation of the process of implementation of PBL in a computer engineering course in Mozambique: perceptions of the students-
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage140867.1por
oaire.citationEndPage140867.10por
oaire.citationConferencePlaceSão Bernardo do Campo, Brasilpor
oaire.citationTitleCOBENGE 2015 - XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
sdum.conferencePublicationCOBENGE 2015 - XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia-
Aparece nas coleções:CGIT - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015 _conference COBENGE2015 - 140867 - MZ.pdf344,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID