Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38441

TítuloO desafio da sustentabilidade e da solidariedade na prática dos profissionais de turismo. O turismo de voluntariado no Brasil
Autor(es)Alves, Maria Goretti
Orientador(es)Nunes, Flávio
Afonso, Almerindo Janela
Palavras-chaveSustentabilidade
Solidariedade
Turismo de Voluntariado
Educação
Sustainability
Solidarity
Volunteer Tourism
Education
Data23-Set-2015
Resumo(s)O modelo de desenvolvimento de uma nação envolve questões múltiplas que são reflexo de opções tomadas em matérias diversas de natureza cultural, social, económica, política, entre outras. O modo como se processa ao desenvolvimento da atividade turística não fica à margem dessas opções, sendo que um dos cenários possíveis passa pela valorização de uma formação de profissionais de turismo como processo de emancipação do sujeito. Para tanto, necessitamos de técnicos de turismo com formação histórica, política e crítica mais aprofundada, para que possam compreender a serviço de que interesses a atividade do turismo vem primordialmente ocorrendo. Neste sentido, constitui objeto desta investigação refletir sobre a inserção dos desafios da sustentabilidade e da solidariedade no desenvolvimento recente da atividade turística no Brasil, questionando o potencial do turismo de voluntariado nesse processo. Por outro lado, procura-se verificar a relação entre a formação de graduação em Turismo e o seu nível de compromisso com as políticas de inclusão das comunidades locais da Mesorregião Leste Potiguar, do Estado do Rio Grande do Norte no Brasil. Entre as metodologias de investigação aplicadas, procedeu-se ao conhecimento da perceção dos concluintes dos cursos de Turismo neste Estado, por via da aplicação de um questionário nas suas cinco instituições de nível superior, acerca do nível de adequação da sua formação aos aspetos teóricos e práticos do Turismo de Voluntariado de base comunitária. A presente investigação sustenta a tese de que o ensino superior de Turismo, em seu papel de agente formador para o desenvolvimento local, não vem, neste campo, contribuindo para um processo de conscientização para o exercício efetivo da cidadania. A partir da revisão da literatura, elabora-se uma matriz de avaliação do potencial do Turismo de Voluntariado, visando a análise de experiências dessa modalidade de turismo, assim como a perceção da comunidade local em relação às suas implicações. A partir dos dados coletados identifica-se o descompasso entre as intencionalidades sócio-ambientais manifestadas pelos cursos formadores dos profissionais em turismo e a realidade social da população local residente nos destinos turísticos do Rio Grande do Norte. Assim como se percebe a necessidade da formação solidária no combate às injustiças sociopolíticas e ambientais sofridas por essa população.
A nation’s developpment model involves multiple questions which are the reflex of former choices concerning different matters related to wide-ranging factors such as cultural, social, and political ones, among others.The way that the touristic activities development is dealt with, can not be separated from these options, since one of the eventual scenarios is related to the increased value of a proper training for the Tourism professionals as the subject’s own process of emancipation. Thus, we need Tourism technicians with more comprehensive historical, political and critical trainings, so that they are able to understand the hidden interests behind the tourism industry since its inception. Taking this into consideration, it is the main object of this investigation to reflect upon the introduction of the challenges originated by sustainability and solidarity in the recent development of touristic activities in Brazil, questioning the potential of volunteer tourism in this process. Furthermore, it is our aim to verify the relationship between the training in Tourism and its compromise level with the politics of inclusion of the Mesorregião Leste Potiguar local communities, in the state of Rio Grande do Norte in Brazil. Among the different methodologies used, we proceed to investigate the perception’s grade of the graduates in this State’s Tourism courses, with the introduction of a questionnaire in its five superior level institutions, about their training’s adequacy level in relationship to the theoretical and practical sides of the community-based Volunteer Tourism. The present investigation sustains the thesis that Tourism’ Superior Education level courses, in their role as a training agent for the local development, have not been contributing, as far as this field is concerned, to the raising of consciousness which is necessary for an effective exercise of citizenship. Having started by reviewing the adequate literature, we elaborate a matrix for the evaluation of the Volunteer Tourism’s potential, in order to analyse the experiences of that type of tourism as well as the local community’s perception in relationship to its implications. Through the collected data we identify the discrepancy between the socio-environmental intentions manifested by the courses for tourism professionals and the social reality of the local population living in Rio Grande do Norte’s touristic destinations. It is also shown the necessity of a solidary training in order to combat the sociopolitical as well as environmental injustices suffered by the population.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Geografia - Geografia Humana
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38441
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
GEO - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_GorettiAlves_2015.pdf5,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID