Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38273

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Fátimapor
dc.contributor.authorVieira, Rute Daniela de Sousapor
dc.date.accessioned2015-11-18T16:51:53Z-
dc.date.available2015-11-18T16:51:53Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/38273-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, desenvolvido na unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado do mestrado em Educação Pré-Escolar, descreve e analisa um projeto de intervenção pedagógica em contextos de Jardim-de-Infância e Creche. O projeto foi desenvolvido em duas salas que implementam a Pedagogia em Participação e visou por em evidência a documentação pedagógica como estratégia de escuta e de resposta aos interesses das crianças em interação, no âmbito de projetos e atividades. Os interesses das crianças - em jardim-de-infância pelos dinossauros e em creche pelos pássaros - fizeram emergir questões e percursos de aprendizagem construídos em grupo. A documentação pedagógica desses percursos revelou ser uma estratégia crucial para assegurar a agência das crianças na construção de conhecimento e para delinear intencionalidades e estratégias de intervenção pedagógica que permitem alargar as aprendizagens, as múltiplas linguagens, respondendo aos diferentes interesses de um grupo em interação.por
dc.description.abstractThis internship report, developed in the course of Supervised Teaching Practice of the master's degree in Preschool Education, describes and analyzes a pedagogical intervention project in Garden-of-Childhood contexts and Nursery. The project was developed in two classrooms that implement the Pedagogy-in- Participation and aimed to highlight the pedagogical documentation as listening strategy and response to the interests of children in interaction, inside the framework of projects and activities. The interests of children – in kindergarten by dinosaurs in daycare by birds - did emerge issues and learning pathways built in group. The pedagogical documentation of these routes proved to be a crucial strategy to ensure the agency of children in building knowledge and to outline intentions and pedagogical intervention strategies that expand the learning, multiple languages, responding to the different interests of a group interaction.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleDocumentação pedagógica: estratégia de escuta e resposta a diferentes interesses em interaçãopor
dc.typemasterThesis-
dc.identifier.tid201514265por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de estágio_ Rute Vieira_ 2015.pdf6,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID