Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37946

TítuloO E-Portefólio como instrumento de avaliação ao serviço da autonomia dos alunos
Outro(s) título(s)The E-portfolio as an assessment instrument in service of the student’s autonomy
Autor(es)Pereira, Filipa Araújo Gonçalves
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Núñez Sabarís, Xaquín
Palavras-chaveE-Portefólio
Avaliação
Ensino do inglês
Ensino do espanhol
Assessment
English didatics
Spanish didatics
Data2014
Resumo(s)O presente relatório de estágio intitulado O E-Portefólio como instrumento de avaliação ao serviço da autonomia dos alunos foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário que decorreu no ano letivo de 2010/2011 na Didáxis – Escola Cooperativa de Vale S. Cosme – Vila Nova de Famalicão, numa turma do 10º ano. Neste se defende que a utilização do E-Portefólio como instrumento de avaliação, ou somente como um instrumento formativo na sala de aula, constitui uma vantagem para a aprendizagem dos alunos. Com esta intervenção pretendi consciencializar os alunos sobre as funções do Portefólio e do E-Portefólio na sua aprendizagem; desenvolver um modelo de EPortefólio na aula de LE, nomeadamente utilizando o PEL; desenvolver atividades e estratégias de ensino-aprendizagem da leitura (intensiva e extensiva) promotoras da autonomia do aluno e finalmente avaliar os resultados da intervenção realizada. As estratégias utilizadas foram a observação de aulas e recolha de informação através da leitura de documentos relevantes sobre a escola, a turma e a temática e a utilização de uma tipologia de atividades, centrada no e-portefólio, que promovesse a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem dos alunos, através de uma avaliação do seu desempenho e um levantamento das suas principais dificuldades na execução das tarefas propostas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, na medida em que os alunos ficaram a conhecer e a saber utilizar um novo instrumento de avaliação e consciencializaram-se de que o uso do mesmo é benéfico para compreenderem as suas dificuldades, como contorná-las e estabelecer a si próprios objetivos.
The present report intitled “The E-Portefólio as an assessment instrument in service of the student’s autonomy” was developed in the context of the Masters degree in teaching for the subjects of English and Spanish “Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário” which ocurred during the academic year of 2010/2011 in the school Didáxis – Escola Cooperativa de Vale S. Cosme, located in Vila Nova de Famalicão, in a class of 10º grade. In this report one defends the use of the e-portfolio as a valid assessment tool, as well as a formative tool in the classroom, which entails an asset in student’s learning. With this intervention I intended to make the students aware of the functions of the portfolio and the e-portfolio in their learning process; develop my own model of an e-portfolio in the language class, using as reference the European Language Portfolio; develop activities and strategies for Reading, that promote students autonomy and lastly to evaluate the results of the intervention. The strategies used were class observation, the gathering of information based on readings concerning the school, class and the theme, the use of activities centered in the e-portfolio that promoted the students self-awareness about their learning process, through the evaluation of their performance and a lineup of their main difficulties in the execution of the assigned tasks. The outcome was satisfying because the students ultimately learnt to manage a new assessment instrument and improved their self-awareness concerning their difficulties and future objectives within the English and Spanish language.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37946
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipa Araujo Goncalves Pereira.pdf
Acesso restrito!
5,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID