Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37925
Título: | A influência positiva do envolvimento familiar no ensino do Fagote |
Outro(s) título(s): | The positive influence of family involvement in Bassoon teaching |
Autor(es): | Ochoa, Sandra Gonçalves |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló Erculiani, Roberto |
Palavras-chave: | Envolvimento parental Educação musical Música Organização escolar Alunos Inclusão Parental involvement Music education Music School organization Students Inclusion |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente projeto tem como tema fulcral o envolvimento parental no ensino do fagote,
inserido no âmbito vocacional do ensino da música. Pretende-se sensibilizar alunos, professores
e encarregados de educação para o facto de o envolvimento e a atitude familiar ser essencial
para o desenvolvimento e progresso musical.
O tema de investigação surge por observância como professora, mas também no papel
de aluna.
O ensino vocacional já não é apenas para os alunos que se sentem vocacionados para a
música, mas sim para todos que têm curiosidade de a aprender. Por vezes a curiosidade não
parte do aluno, mas sim dos encarregados de educação que, corretamente, pensam a música
como uma mais-valia para os seus educandos. No entanto, não preveem a dedicação real que
esta requer, tanto por parte dos discentes como dos próprios encarregados de educação. Daí, o
meu tema não pretender comprovar nenhuma teoria científica, mas sim sensibilizar para esta
realidade de colaboração imprescindível.
Os dados conseguidos através do presente projeto indicam resultados positivos e
encorajadores, tanto em relação à viabilidade, assim como a nível pessoal e motivacional. The central theme of this project is parental involvement in bassoon learning, in the vocational context of music teaching. It aims to sensitize students, teachers and parents to the fact that family involvement and attitude is essential for the development and musical progress of students. This research topic arose from my observation as a teacher, and also from my experience as a student. Vocational education is no longer just for students who are devoted to music, but indeed for all who are curious to learn. Sometimes this curiosity does not come from the student, but from parents who rightly think of music as adding value to their children's education. However, they do not foresee the actual dedication that learning to play an instrument requires, both by students themselves and their guardians. Hence, my theme does not seek to prove any scientific theory, but rather to raise awareness of the reality of the need for this essential collaboration. The data obtained through this project indicates positive and encouraging results, both in terms of feasibility, as well as on a personal and motivational level. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Ensino da Música) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37925 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandra Gonçalves Ochoa.pdf Acesso restrito! | 5,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |