Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37873

TítuloAudição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa
Autor(es)Araújo, João Pontes de
Orientador(es)Pipa, Luís
Palavras-chaveAudição musical significativa
Estratégias de audição musical
Ensino da música
Projeto de intervenção
Meaningful music listening
Music listening strategies
Music teaching
Intervention project
Data2014
Resumo(s)A audição é considerada pela literatura, de forma unânime, como uma condição omnipresente e fundamental para qualquer prática musical. No entanto, a audição musical é, geralmente, relegada para um segundo plano no que diz respeito ao ensino especializado de música, sendo praticamente inexistentes as atividades de aperfeiçoamento das competências relativas à audição musical. Esta problemática ganha relevo quando se reflete sobre a dissonância cultural verificada entre a música lecionada na escola e a música ouvida pelos alunos. Existe uma falta de familiarização dos alunos com os estilos e géneros musicais abordados na escola de música e um desconhecimento quase total do reportório geral e do instrumento. Desta forma, o presente estágio profissional procurou dar respostas a esta problemática, com uma dupla finalidade: por um lado, incluir de forma mais frequente atividades de audição musical que proporcionem um contacto e envolvimento mais próximos entre a música e os alunos; aproveitando estas atividades, pretendeu-se incluir estratégias pedagógicas que estimulem uma audição mais ativa e criativa por parte dos alunos, ajudando-os a construírem significado para a música que escutam e, desta forma, tornando a compreensão da “linguagem musical” mais profunda e significativa. As atividades de audição musical foram realizadas em dois contextos diferentes: uma turma de classe de conjunto e dois alunos da disciplina de piano, na Escola de Música da Póvoa de Varzim. A aplicação de estratégias, baseadas nos mais recentes estudos desenvolvidos pela literatura dedicada à temática, procurou entender a pertinência e validade pedagógica da inserção, de forma mais efetiva, de atividades desta natureza no ensino especializado de música. Foi realizada uma entrevista inicial e foram analisados todos os dados registados no diário de bordo e obtidos através das fichas de audição musical realizadas pelos alunos. A recolha e análise destes dados permitiram elaborar o presente relatório de estágio com o intuito de apresentar as considerações finais a retirar da intervenção pedagógica.
Listening is unanimously considered by the literature as a ubiquitous and fundamental condition to any musical practice. However, music listening is generally relegated to a backstage within the specialized education of music, being practically nonexistent the activities dedicated to the improvement of music listening skills. This issue becomes more relevant when we reflect upon the cultural dissonance between school music and the music that students usually listen. There is a lack of familiarization of students with the musical styles and genres studied at school and an almost total ignorance about general repertoire, and that specific of the instrument. Thus, the present internship report tried to provide answers to this issue with a dual purpose: on the one hand, including music listening activities in a more frequent way, providing engagement and a closer contact between music and students; on the other hand, taking advantage of this activities, there was an intention to include pedagogical strategies that could stimulate a more active and creative listening from the students, helping them to apply meaning to the listened music, thus promoting a deeper and meaningful understanding of the “musical language”. Music listening activities were realized in two diferent contexts: a group class and two piano students at the Escola de Música da Póvoa de Varzim. The application of strategies, based on the most recent studies found in literature dedicated to this thematic, had the intention of understanding the relevance and pedagogical significance of the integration in a more frequente and effective way of this kind of activities in the music education instruction. The data collection instruments consisted of an initial interview, the analysis of the logbook data recorded and the results of the written work made by the students at the music listening activities. The collection and analysis of this data allowed the elaboration of this internship report, in which the final considerations and conclusions of the implementation of the pedagogical intervention are stated.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37873
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
João Pontes de Araújo.pdf1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID