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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Josépor
dc.contributor.authorLeite, Dianapor
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveirapor
dc.contributor.authorMatos, Ana Paula Rodriguespor
dc.contributor.authorSouza, Sérgiopor
dc.date.accessioned2015-10-21T13:13:27Z-
dc.date.available2015-10-21T13:13:27Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.isbn978-972-8969-11-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37687-
dc.description.abstractÉ inequívoco que o sedentarismo da sociedade moderna está a afetar as crianças e os adolescentes. Um dos fatores que contribui para a sedentarização é a redução dos esforços físicos na deslocação para a escola. Cabe então a nós professores, investigadores, educadores e pais dar um passo no sentido de contrariar essa tendência e promover o transporte ativo, trilhando percursos que incluam a atividade física no quotidiano das crianças e jovens, preservando a saúde e aumentando a qualidade de vida. Um dos objetivos desta investigação é estudar os padrões de mobilidade de alunos do 8º ano de duas escolas públicas de Barcelos, procuramos ainda estabelecer a relação entre as caraterísticas do transporte usado pelos alunos do meio rural e urbano e do género. Foi aplicado um questionário nas aulas de educação física a uma amostra de 228 alunos do 8º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, dos quais 151 de 7 turmas de uma escola urbana e 77 de 5 turmas de uma escola rural. O questionário utilizado designa-se “Transporte ativo e rotinas”. Trata-se de um estudo quantitativo com uma análise descritiva dos resultados e para a análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Aproximadamente um terço dos alunos inquiridos, utiliza o transporte ativo para a deslocação casa-escola, não se registando grandes diferenças entre os géneros, sendo as raparigas as que se deslocam mais a pé. Verificam-se ainda percentagens mais baixas nas deslocações a pé nos alunos da área rural, sendo nesta maiores as distâncias entre a residência dos alunos e a escola.por
dc.description.sponsorshipCIEC – Research Centre on Child Studies, IE, UMinho (FCT R&D unit 317), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTransporte Ativopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectMeio rural/urbanopor
dc.titleTransporte ativo - estudo descritivo quanto ao género e meio rural/urbano em crianças do 8º anopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage67por
oaire.citationEndPage78por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
oaire.citationTitleLivro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizadopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
sdum.conferencePublicationLivro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizadopor
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