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https://hdl.handle.net/1822/37685
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Lourival | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | por |
dc.contributor.author | Souza, Sérgio | por |
dc.contributor.author | Matos, Ana Paula Rodrigues | por |
dc.contributor.author | Cunha, Joaquim Octávio | por |
dc.date.accessioned | 2015-10-21T12:39:28Z | - |
dc.date.available | 2015-10-21T12:39:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-07 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-8969-11-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/37685 | - |
dc.description.abstract | Hoje em dia as crianças apresentam menor autonomia no deslocamento casa-escola em relação aos seus progenitores tendo em conta a mesma faixa etária. Os pais devido aos longos períodos de trabalho utilizam os transportes passivos causando sérias implicações na redução da atividade física das crianças. As crianças representam o grupo que mais reage a estímulos externos, por esse motivo a escola assume um papel importante em relação a alteração dos hábitos da deslocação casa-escola. O objetivo deste estudo foi identificar os padrões de mobilidade das crianças no percurso casa-escola de acordo com o ano de escolaridade e género. Este estudo foi realizado numa escola pública no concelho de Vila Nova de Famalicão. Participaram 149 alunos do 5º e 6º ano, com idades entre 10-16 anos e média de 11 anos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário desenvolvido por Pereira et al. (2013). Os resultados apresentaram que a forma de deslocamento mais utilizada é o automóvel ligeiro (66%), deslocamento pedonal (20%) e o autocarro (8%), não se verificando diferença significativa em relação ao ano de escolaridade e género. Verificou-se ainda que dos 20% da população que utiliza o deslocamento pedonal (48%) o faz em distâncias inferiores a 1Km. Dos alunos que residem até a 1km da escola, o deslocamento a pé é utilizado por 48% em detrimento do automóvel (45%). Espera-se concluir que já começa haver uma desmistificação em relação ao transporte ativo, possibilitando que os alunos passem a conhecer melhor sua cidade e o meio envolvente, usufruindo da inter-relação com o próximo e promovendo benefícios para sua saúde. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC – Research Centre on Child Studies, IE, UMinho (FCT R&D unit 317), Portugal | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Transporte Ativo | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Transporte ativo entre casa-escola em Vila Nova de Famalicão: estudo de um caso em escola urbana | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 93 | por |
oaire.citationEndPage | 101 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Livro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado | por |
dc.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Livro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TRANSP ATIVO CASA-ESCOLA_LOURIVAL COSTA ET AL_SIEFLAS2015.pdf | 419,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |