Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37565

TítuloEfeito dos julgamentos de justiça e do feedback no salário de reserva
Outro(s) título(s)Effect of justice judgments and feedback in reservation wage
Autor(es)Paiva, Maria José Andrade Correia de
Orientador(es)Silva, Isabel Maria Soares da
Keating, José
Palavras-chaveJulgamentos de justiça
Práticas amigas-da-família
Feedback
Salário de reserva
Judgments of justice
Family-friendly practices
Reservation wage
Data2015
Resumo(s)O presente estudo explora a interação entre os julgamentos de justiça e o feedback no salário de reserva. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente por 4 condições experimentais (justiça/injustiça X feedback/não feedback), começando por avaliar a justiça de situações relacionadas com o trabalho (justas/injustas), e de seguida resolvendo mentalmente conjuntos de 5 operações numéricas (com/sem feedback), com pagamento decrescente. O ponto em que os participantes paravam, definia o salário de reserva. Pretende-se mostrar a existência de um efeito combinado da exposição a situações de justiça e do feedback na realização da tarefa na média do salário de reserva, sendo esperado que a presença de feedback, tal como a exposição a situações justas, diminua a média do salário de reserva. Os resultados mostraram que os participantes foram sensíveis à justiça das situações apresentadas, e à presença de feedback, mas que, contrariamente às previsões, apenas este último teve o efeito esperado no salário de reserva, baixando a sua média. Também não se observou qualquer interação entre estas variáveis. O padrão de resultados é discutido no âmbito deste procedimento, sugerindose que os efeitos dos julgamentos de justiça não são generalizados para fora do contexto em que são gerados.
The present study investigates the interaction between justice judgments and feedback on the reservation wage (RW). Participants were randomly assigned to 4 conditions (fair/unfair X feedback/without feedback); they first evaluated the fairness of a number of work-related situations (fair/unfair); next, they performed a number of sets of 5 mental, (with or without feedback) with decreasing payments. RWs were defined by the set at which participants decided to stop. We expected a lower RW in the feedback/justice condition. The results showed a main effect of feedback (lower RW in the feedback condition), no effect of the justice variable and no interaction between the two variables. This pattern of results is discussed, suggesting that the effect of judgments of justice do not generalize from one context to another.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37565
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria José Andrade Correia de Paiva.pdf1,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID