Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/37280

TitleSistema de baixo custo para deteção de fraude em quiosques de auto-empréstimo para bibliotecas
Author(s)Lima, Paulo Agostinho Fernandes
Advisor(s)Ramalho, José Carlos
Fernandes, Vítor
KeywordsSelf-Checkout
Auto-empréstimo
Issue date19-Dec-2014
Abstract(s)As bibliotecas são entidades que normalmente possuem um valor incalculável de obras e orçamentos muito reduzidos. Este projeto visa de forma simples e sem muitas alterações ao normal funcionamento de uma biblioteca agilizar o processo de empréstimo, criar um sistema de auto-empréstimo de baixo custo e com deteção de fraude. De forma a cumprir os requisitos apresentados, o quiosque de auto-empréstimo utiliza um sensor para detetar se a obra que está a ser emprestada foi a obra indicada ao sistema, tirando partido das características físicas que os livros possuem, como peso, imagem e dimensão. Desta forma pretende-se melhorar e facilitar a tarefa de empréstimo para quem usa uma biblioteca, quer por parte do leitor, quer o leitor quer os funcionários. A utilização destes sensores é fundamental para aumentar os níveis de segurança visto que sem medidas adicionais a utilização de um quiosque de auto-empréstimo pode ser usada para furtar livros, conseguindo de forma simples desativar os sistemas de segurança e não dar indicação que o livro foi emprestado.
Libraries are entities that usually possess a priceless works and very tight budgets. This project aims to create a low cost system of self checkout and fraud detection and improve the process, in a simple way and without a lot of modifications in the normal operation of a library. In order implement the present requirements, the self checkout kiosk uses a sensor to detect if the book that is being borrowed was the book given to the system by exploiting physical characteristics that books have, like weight, size and image . Thus it is intended to improve and facilitate the task of lending to anyone who uses a library, like the reader or the library employees. The use of these sensors is essential to increase security levels because without additional measures the kiosk self checkout can be used to steal books, getting a simple way to disable the security systems and give no indication that the book was borrowed.
Atualmente a informação digital está ao alcance de todos, por isso o valor presente nas nossas bibliotecas é, por vezes, esquecido. Em 2003 existiam em Portugal Continental 1960 Bibliotecas com um volume de empréstimos de 6568368 segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística). A maior parte das bibliotecas possui orçamentos reduzidos e que geralmente são utilizados para enriquecer o seu património. A partir do momento em que os clientes têm autorização para usufruir do empréstimo de obras torna-se fundamental manter o controlo sobre os livros, de forma a que sejam diminuídos os furtos existentes nestas instituições. A forma mais utilizada para controlar o empréstimo de obras é colocar alguém responsável da instituição a realizar unicamente esta tarefa, impedindo o mesmo de realizar outras tarefas. De forma a ultrapassar este problema torna-se necessário arranjar alternativas para o empréstimo, nomeadamente a criação de locais próprios para a realização deste de uma forma autónoma. Os sistemas de auto-empréstimo iriam permitir que o funcionário pudesse realizar outras tarefas além do empréstimo e assim tornar mais rica a experiência e o acompanhamento de quem frequenta a biblioteca. Contudo e para evitar despesas desnecessárias o presente projeto visa utilizar características físicas dos livros, não utilizadas até ao momento para garantir uma maior segurança na altura do empréstimo, bem como fazer um reaproveitamento dos sistemas de segurança já utilizados pelas bibliotecas.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37280
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eeum_di_dissertacao_pg22807.pdf2,2 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID