Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36371

TítuloA percepção de futuros professores de pedagogia e ciências biológicas sobre a origem do homem
Autor(es)Gibram, Daiana Evilin
Silva, Heslley Machado
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveConceções dos professores
Evolução
Criacionismo
DataJul-2015
EditoraUniversidad de San Pablo
CitaçãoGibram, D.E., Silva, H.M. & Carvalho, G.S. (2015). A percepção de futuros professores de pedagogia e ciências biológicas sobre a origem do Homem. (Comunicação Oral). 22vo Congreso Internacional de Educacion y Aprendizaje 2015 y Comunidad de Conocimiento de Educacion y Aprendizaje. Universidad de San Pablo, Madrid, Espanha, 9-11 de Julho de 2015.
Resumo(s)Este estudo é um recorte de uma pesquisa que buscou avaliar a percepção dos alunos de Pedagogia e de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Formiga, Minas Gerais, Brasil, em relação à origem do Homem. Para tal foi aplicado um questionário elaborado no âmbito do projeto europeu de investigação BIOHEAD-CITIZEN, em uma amostra de 50 estudantes de cada curso. Neste estudo foram analisados os resultados referentes à questão que versa sobre a origem do Homem. Visando explorar possíveis mudanças na concepção destes alunos no decorrer da graduação, os dados foram separados por períodos (2º, 4º e 6º). Os resultados apontam para um alto índice de alunos criacionistas em ambos os cursos. Pode-se constatar uma mudança de concepção, com o aumento da aceitação do evolucionismo, entre os alunos de Ciências Biológicas no decorrer do curso, mas não nos de Pedagogia. Entre os estudantes de pedagogia do 6º periodo encontrou-se uma tendência pelos extremos sobre a origem do Homem: Processos Evolutivos; Deus. Os resultados encontrados são preocupantes pela possível influência que os futuros professores poderão exercer sobre os alunos no ensino de ciências, tendendo a privilegiar a visão religiosa da origem do Homem em detrimento da teoria da evolução.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36371
Versão da editorahttp://sobrelaeducacion.com/congreso/programa-y-eventos/propuestas-aceptadas-en-espanol-y-portugues
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CEA_Profs-OrigemHomem.pdfResumo de comunicação500,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID