Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36002
Título: | Avaliação de um projeto de formação de professores: um estudo de caso: REDE UNEB 2000 |
Outro(s) título(s): | Evaluation of a teacher training project: a case study: REDE UNEB 2000 |
Autor(es): | Keiluweit, Marlene Santos |
Orientador(es): | Pacheco, José Augusto |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A qualidade da educação brasileira passa pela qualidade da formação, e a educação
básica é a referencial principal para a formação do professor. Dentro deste critério, o presente
trabalho busca avaliar o projeto REDE UNEB 2000, criado pela Universidade do Estado da Bahia,
cuja proposta é oferecer educação com qualidade através do curso superior de licenciatura plena
em pedagogia com habilitação nas séries iniciais do ensino fundamental para professores da
rede pública sem qualificação, em serviço, nas microregiões onde ela possui unidade.
A pesquisa caracteriza-se como qualitativa com estudo de caso descritivo explanatório.
Para recolha e análise dos dados usou-se entrevistas semiestruturadas, análise documental e
analise do conteúdo. O referencial da avaliação foi o modelo de avaliação compreensiva e a
questão central do estudo é: Os professores ao fazerem a formação buscavam a certificação ou
a melhoria das aprendizagens de seus alunos? Para tanto, buscamos analisar a estrutura interna
do projeto desenvolvido no Município de Catu, avaliar os dois primeiros anos de seu
funcionamento e ao final levantar questões de avaliação suscetíveis de serem avaliadas.
Os resultados da análise interna do projeto mostram que o dispositivo educativo
internamente apresentava-se coerente, bem articulado e devidamente desenvolvido.
A análise estrutural do projeto demonstrou que o mesmo necessitava ter em sua
composição uma melhor elucidação com mais detalhes em alguns dos itens estruturais.
Entretanto, as observações não se caracterizam como sérios problemas estruturantes
impeditivos de sua compreensão e entendimento e nem de que ele fosse levado a efeito, sendo
considerado como um bom projeto.
Os resultados da análise dos dois primeiros anos de funcionamento mostram que as
discrepâncias, os defeitos e os méritos produziram impactos esperados e inesperados em todos
os envolvidos e mudou valores até na comunidade. Conscientizaram os professores/alunos da
necessidade de reverem e mudarem suas práticas e metodologias de ensino fazendo-os se
redirecionarem da certificação para a melhoria da qualidade do ensino dos seus alunos.
Não se pode que os professores atingiram o padrão do profissional desejado pelo MEC,
dado à subjetividade de qualidade. Mas, o projeto eliminou a falta de certificação e competência
de 98 professores e iniciou o processo de melhoria da qualidade da educação do Município. The quality of Brazilian education involves the training quality of teachers and the elementary education is the main reference for the teachers´ training. Within this criterion, the present study aims to evaluate the REDE UNEB 2000 project, created by the State University of Bahia, whose purpose is to provide quality education through the upper course of full degree in Education for teachers without qualification but with authorization to teach in the early grades of elementary school of State Education. This research focuses on the area of project evaluation. It is characterized as an empirical descriptive study within the exploratory qualitative research, and it uses as a reference the comprehensive evaluation model, in order to ascertain whether teachers pursued just the accreditation, or also, the learning improvement of their students when they decided to do the training course. In order to reach that objective, we will analyze the internal structure of the project developed in the city of Catu, evaluating the first two years of its operation, and finally, we will raise questions susceptible to review and evaluation. The internal analysis of the project showed that the educational tool presented is internally coherent itself, well-articulated and properly developed. The structural analysis of the project showed that it was needed to have elucidated some of the structural items in more details in order to promote an immediate and richer reading of it. The observations from the analysis have not been characterized as structural problems so that prevented comprehension and understanding of the project, leading it to be considered within the rating scale as a good project. The results of the analysis of the first two years of operation showed that discrepancies, defects and merits produced expected and unexpected impacts on everyone involved, including the community, changed values and promoted awareness of the need for teachers / students review. Moreover, they also changed their practices, methodologies education, and the focus of the certification for the improvement the quality of education of their students. We cannot say that the teachers reached the standard required by the MEC, given the subjectivity of "professional quality". But, the project solved the problem of lack of certification and competence of 98 professors, and it also stated the process of improving the quality of education in the town. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciência da Educação (área de especialização em Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36002 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marlene Santos Keiluweit.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |