Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35813

TítuloAlterações do relevo no litoral da laguna de Aveiro: estudo a partir da cartografia geomorfológica
Autor(es)Souza, Tissiana A.
Vieira, António
Oliveira, Regina C.
Palavras-chaveRelevo litorâneo
Formas do relevo
Cartografia Geomorfológica
Data2014
EditoraAssociação Portuguesa de Geógrafos
CitaçãoSouza, Tissiana; Vieira, António; Oliveira, Regina. Alterações do relevo no litoral da laguna de Aveiro: estudo a partir da cartografia geomorfológica, Trabalho apresentado em XIV Colóquio Ibérico de Geografia , In “A JANGADA DE PEDRA” – Geografias Ibero-Afro-Americanas. Atas do XIV Colóquio Ibérico de Geografia , Guimarães, 2014.
Resumo(s)O litoral da Laguna de Aveiro (Portugal), apesar de suas características peculiares, tem sofrido impactos significativos, como ampliação de superfícies edificadas, turismo, atividades portuárias e industriais. Pesquisas relacionadas a esta área estão ligadas ao entendimento dos fatores responsáveis pela erosão costeira e a mensuração do deslocamento geográfico da linha de costa. A elaboração de cartas geomorfológicas apresenta-se como caminho para perceber sua complexidade natural, e pode também complementar estes trabalhos anteriores, pois espacializa as formas de relevo e mostra suas variações temporais. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar as modificações do relevo no cordão arenoso responsável por isolar a Laguna de Aveiro do Oceano Atlântico, a partir da seleção e adaptação das propostas de cartografia geomorfológica de Tricart (1965), Penã Monné (1997) e Joly (1997), aplicadas à escala 1:25.000, para os anos de 1958 e de 2007.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35813
ISBN978-972-99436-7-6
978-989-97394-7-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEGOT - Artigos em livros de atas de congressos internacionais
GEO - Artigos em livros de atas de congressos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014_Livro_Atas_XIV_CIG_Souza_Vieira_e_Oliveira_net.pdf2,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID