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https://hdl.handle.net/1822/34847
Título: | Tu escreves a tua história: mediação: da desistência à persistência |
Outro(s) título(s): | You write your story: mediation: from waiver to persistence |
Autor(es): | Lopes, Joana Filipa Fernandes |
Orientador(es): | Morgado, José Carlos |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Intervir em contexto escolar é sempre um grande desafio.
Porque é que conseguimos ensinar alguns e parecemos tão incapazes de ensinar outros?
Não são raras as vezes em que se esgotam as estratégias, ou mesmo os recursos, e, ainda assim, o
sistema escolar parece mostrar-se insuficiente, sobretudo quando falamos de jovens em risco, uma vez
que a problemática a que estão sujeitos é bastante complexa e envolve vários intervenientes: escola,
família e pares.
O relatório que se segue foi elaborado no âmbito do estágio académico, realizado numa escola
básica de Barcelos, referente ao 2º ano de Mestrado em Educação, área de especialização de
Mediação Educacional e Supervisão na Formação.
Com a nossa intervenção, junto a uma turma de 21 alunos do Curso Vocacional de Ensino
Básico do 3º Ciclo de Artes Gráficas, Artes & Ofícios e Comércio, e suas famílias, pretendemos através
da mediação socioeducativa criar um espaço de pertença, onde quer, alunos quer os seus pais fossem
acolhidos e integrados, passando a ter um sentido de pertença na escola, promovendo também a
cidadania ativa. Através do trabalho de mediação desenvolvido ao longo deste ano conseguimos ajudar
os alunos a refletir sobre o que parecia completamente negativo e a encontrarem caminhos para se
sentirem livres, para enfrentar o presente com coragem e para acreditar num futuro com esperança
Assente numa metodologia qualitativa, nomeadamente num processo de investigação-ação,
foram utilizados um conjunto de técnicas e instrumentos que nos permitiram ao longo de todo o
processo adequar e contextualizar a nossa ação a cada aluno com que trabalhámos, procurando que a
mesma fosse devidamente fundamentada, refletida e adequada. The intervention in a school context is always a great challenge. Why are we successful teaching some students and completely ineffective with others? Many times, we are able to use all sorts of different strategies and resources and even so the educational system seems to be insufficient, especially when we’re talking about students with a troubled past with an extremely complex background and problems outside the educational sphere. This report has been elaborated through the academic internship in a School in Barcelos relative to the 2nd year of a Master’s Degree in Education, in the specific area of Mediation and Supervision of Professional Development With our mediation, working with a class of 21 students from a vocational course of Graphic Arts, Arts & Crafts and Commerce along with their families, we are willing, in a socio-educative context, to create a common ground, where parents and students would be received and integrated as part of a community, giving school a sense of belonging and promoting active citizenship. Through the intermediation held during the year we were able to help students to think about what seemed to be completely negative, such as school, and find some sort of freedom in their lives as well as ways to face their future with courage and hope of better days. Using a qualitative method based on an investigation/action process, a set of techniques and tools were used that allowed us to create different strategies for every student we worked with, substantiating and contextualizing the most adequate measures. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34847 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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