Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34844
Título: | Detecção in situ de fungos filamentosos em tubos da rede de distribuição de água potável na área metropolitana de Recife |
Autor(es): | Oliveira, M. H. B. Gonçalves, A. B. Siqueira, Virgínia M. Carneiro-da-Cunha, Maria G. Lima, Nelson |
Palavras-chave: | Fungos filamentosos Biofilmes |
Data: | Mai-2008 |
Editora: | Ed. Universitária da UFPE |
Resumo(s): | Na maioria das redes de água potável, a interface entre água e a parede da canalização é um local para acumulação de matéria orgânica, de microrganismos, e onde ocorre à multiplicação e colonização microbiana. A comunidade microbiana formadora de biofilmes inclui bactérias, fungos filamentosos, leveduras, protozoários e outros microrganismos. Todavia, a contribuição de fungos filamentosos na formação de biofilmes nos sistemas de distribuição de água potável ainda é uma área pouco estudada, se comparada à contribuição das bactérias já reconhecida [1]. Contudo, qualquer que seja a natureza dos microrganismos num biofilme, ao colonizarem a rede de distribuição, provocarão problemas operacionais, deterioração da qualidade da água com implicações na saúde pública e perdas económicas para empresa de saneamento. No biofilme os microrganismos estão mais resistentes à ação de agentes químicos e físicos, como aqueles usados no procedimento de higienização. Com o presente trabalho visamos detectar in situ a presença de biofilmes fúngicos, na rede de distribuição de água potável, na área metropolitana do Recife, Pernambuco, Brasil. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "I Workshop Internacional em Biotecnologia : programação e resumos". ISBN 978-85-7315-484-9 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34844 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
biotecnologia 423.pdf | Texto de Comunicação | 731,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |