Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34840
Título: | Necessidades de formação contínua dos professores do ensino primário: um estudo no município de Benguela, Angola |
Outro(s) título(s): | Primary school teachers’ needs for in-service training: a study in the county of Benguela, Angola |
Autor(es): | Maiato, Amália Helena de Vasconcelos |
Orientador(es): | Flores, Maria Assunção |
Data: | 17-Out-2014 |
Resumo(s): | Este estudo tem como objetivo geral analisar as necessidades de formação contínua dos professores
do ensino primário no município de Benguela, com vista à implementação de ações que visem a sua
superação, contribuindo, assim, para o seu aperfeiçoamento profissional e para a melhoria da
qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos.
Tendo em conta os objetivos propostos para esta investigação, e ao pretendermos estudar as
necessidades de formação contínua dos professores do ensino primário, o estudo partiu
primordialmente das perceções e representações dos professores. Para tal, optámos por realizar uma
investigação que combinou as abordagens qualitativa e quantitativa (questionários e entrevistas), junto
de um grupo de professores que lecionavam nas escolas do ensino primário. Participaram neste
estudo 25 professores através de entrevista (1ª fase do estudo) e 866 professores que responderam ao
inquérito por questionário (2ª fase). O processo de recolha de dados incluiu ainda a realização de
entrevistas a cinco decisores políticos (3ª fase), com o objetivo de conhecer a sua perspetiva sobre a
política de formação de professores e as orientações políticas dominantes quanto à formação contínua
ao nível do Ensino Primário.
Os resultados obtidos apontam para a valorização da formação contínua por parte dos
professores no sentido de colmatar os problemas do seu desempenho e da sua qualificação
profissional. Por outro lado, a maior parte dos professores tem uma opinião favorável em relação à
reforma educativa, apesar de haver divergências no que diz respeito ao contributo da mesma para a
melhoria das aprendizagens dos alunos. Os professores admitem ainda que enfrentam muitas
dificuldades ao implementá-la, sobretudo no que se refere à questão da avaliação e dos recursos
disponíveis.
Os professores frequentam regularmente ações de formação, o que, de certa forma, tem
ajudado na melhoria da sua qualificação técnica e pedagógica. Em relação à quantidade de ações de
formação frequentadas pelos respondentes, a maioria frequentou mais de cinco seminários de capacitação relacionados com a prática profissional, o que evidencia uma procura ativa de ajuda para a
melhoria da qualidade da prática profissional.
Quanto a expectativas relativamente à frequência da formação no futuro, os dados ressaltam o
interesse e a disponibilidade dos professores em continuar a participar em ações de formação
contínua, realçando o desejo de aprenderem sempre e cada vez mais, sendo que, para estes
professores, o objetivo é melhorar o seu desempenho profissional, tendo manifestado a necessidade de
adquirirem conhecimentos em temas relacionados com as áreas que lecionam. Além disso, os
professores defendem a prioridade concedida aos professores primários no acesso às escolas de
formação, a realização de mais seminários de capacitação, a qualidade dos formadores e o contacto
com outras realidades nomeadamente a portuguesa, para a solução das dificuldades com a língua
portuguesa.
Os resultados desta investigação indicam que a maioria dos professores defende uma
formação contínua centrada na escola, pois a formação em contexto de trabalho constitui uma
estratégia importante para promover o desenvolvimento profissional contínuo dos professores tendo em
conta os problemas e dificuldades sentidas no seu quotidiano. Assim, consideramos ser necessário
desenvolver e potenciar a formação de professores, tanto a formação inicial como a contínua, com
vista a um desenvolvimento profissional mais efetivo e eficaz. This study aims to analyse the needs for in-service training of primary school teachers in the county of Benguela, in order to implement actions to foster teachers’ improvement in order to contribute to their professional development and to improve the quality of teaching and student learning. Considering the objectives for this research and the focus on in-service training needs of primary school teachers, this study was designed primarily taking into account the perceptions and of teachers themselves. For this purpose an investigation which combined qualitative and quantitative methods (surveys and interviews) with a group of primary school teachers was designed. In total, 25 teachers participated in this study through interviews (first phase of the study), 866 teachers responded to the survey (second phase of the study). The process of data collection also included interviews to five policymakers (third phase of the study), with the purpose of getting to know their perspective about teachers training policy’ and the main political guidelines for the training of primary school teachers. Findings indicate the valorisation of in-service training from the part of primary school teachers in order to fill in the gap of their performance and qualification. Furthermore, most teachers have a positive opinion about the educational reform, although differences were also identified which relate mainly to the recognition of the contribution of educational reform to improve student learning. On the other hand, teachers admit they face many difficulties when implementing the educational reform, especially in relation to the assessment and lack of resources. Teachers regularly attend in-service training activities. This, to some extent, has helped them to improve their technical and pedagogical skills. Regarding the amount of training activities attended by the participants in the study the majority attended more than five seminars related to their professional practice. Findings also show that teachers look for training activities in order to overcome their difficulties and to improve the quality of their professional practice. As far as the expectations for attending training in the future are concerned, data point to the interest and availability of teachers to continue to participate in in-service training activities, enhancing the desire to learn ever more and to improve their professional performance, especiall in regard to new knowledge in the subject matters related to their teaching areas. Furthermore, teachers argue for the priority to be given to primary school teachers in the access to training schools, for the need to have more seminars available for them; for the quality of the trainers; and for the contact with other realities including the Portuguese one in order to overcome the difficulties in the Portuguese language. Findings from this piece of research indicate that the majority of the teachers support an inservice training focused on the school, because in-service training is an important strategy to promote the continuing professional development of teachers taking into account the problems and difficulties encountered in their day-to-day professional practice as teachers. Therefore, it is necessary to develop and enhance teacher training, both initial and in-service, in order to foster effective professional development opportunities for teachers. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34840 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amália Helena de Vasconcelos Maiato.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |