Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34837

TítuloMediação de conflitos e formação de pares mediadores na comunidade escolar: um estudo numa escola secundária
Outro(s) título(s)Conflict mediation and peer mediators training within the school community: a study in a secondary school
Autor(es)Silva, Cátia Severina Soares da
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveMediação
Conflitos
Formação
Pares mediadores
Mediation
Conflicts
Formation
Peer mediators
Data2014
Resumo(s)Este relatório de estágio, intitulado “Mediação de conflitos e formação de pares mediadores na comunidade escolar: um estudo numa escola secundária”, visou caracterizar como evoluiu a intervenção da mediadora na escola e dos pares mediadores que voluntariamente desejaram frequentar no Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família uma formação sobre mediação de resolução de conflitos na escola. Para operacionalizar este problema de investigação foram formulados dois subproblemas. Como o primeiro consistiu em “caracterizar como evolui a intervenção da mediadora estagiária escolar no GAAF”, o potencial público-alvo foram todos os alunos da escola. No entanto, apenas foram alvo de atendimento pela mediadora estagiária no GAAF onze alunos encaminhados por Diretores de Turma, um aluno pelo vigilante da escola e um aluno pelo Encarregado de Educação. Para além dos alunos encaminhados foram recebidos alunos expulsos da sala de aula pelos professores (n=24) por estarem a perturbar o normal funcionamento da aula. Dos casos de mediação (n=10), cinco ficaram apenas pela pré-mediação por falta de interesse dos mediados e/ou por incompatibilidade de horário; quatro avançaram para as sessões de mediação, mas ficaram suspensos pelos mesmos motivos referidos anteriormente e, apenas um caso ficou resolvido. Por outro lado, o segundo sub-problema de investigação consistiu em “caracterizar como evoluem as competências de pares mediadores durante um curso de formação sobre mediação de resolução de conflitos na escola”. Este subproblema levou à atuação da mediadora como formadora de alunos do 3º ciclo (8º ano), visando a sua formação como pares mediadores. Desta forma, foi planeada uma formação constituída por oito sessões, com uma duração aproximada de sessenta minutos cada. Fizeram parte desta formação 22 alunos, mas, após algumas desistências, a formação terminou com apenas 12 alunos. Os dados foram recolhidos através da observação, diários de bordo e questionários de avaliação (um de autoavaliação, aplicado no meio e no fim da formação, e outro de avaliação da formação). A partir das fichas de trabalho, dos jogos de representação e do questionário final recolheram-se evidências de que uma grande parte dos alunos compreendeu o que é o processo de mediação e desenvolveu algumas competências básicas de mediação, nomeadamente as técnicas da escuta ativa, tais como mostrar interesse, clarificar, parafrasear e resumir. Todos os alunos compreenderam que a voluntariedade das partes é imprescindível no processo de mediação e, uma grande parte, percebeu que o acordo é um contrato onde deve estar escrito o que cada parte se compromete fazer para resolver o problema. No entanto, o conhecimento sobre a mediação não foi estável no tempo. Na última sessão, a partir do questionário de avaliação, constatou-se que os alunos já não se recordavam das técnicas de resolução de conflitos e das funções de um mediador. Uma vez que a formação terminou na penúltima semana do 3º período não foi possível constatar se os alunos aplicaram os seus conhecimentos em contexto real. No entanto, verificou-se que nos jogos de representação os alunos aplicaram todas as técnicas da mediação aprendidas. Estes resultados mostram que é possível dotar jovens de competências necessárias para uma intervenção eficaz ao nível da prevenção e resolução dos conflitos, o que é um grande passo para promover a paz nas escolas.
This professional practice report entitled “Conflict mediation and peer mediators training within the school community: a study in a secondary school”, aimed at analysing the evolution of the mediator’s intervention at school, as well as that of the peer mediators who voluntarily accepted to take a formation about mediation for conflict solving at school taking place at the Student and Family Support Office. To answer this research problem two sub problems were formulated. Taking into account that the first one consisted in “characterizing the evolution of the school trainee mediator in the Student and Family Support Office, the potential target were all the school students. However, the trainee mediator only had contact with eleven students that were sent by the class tutor; one by the school watchman and the other one by his parents. Besides these students that were specifically sent, students expelled from the classroom by the teachers because of their disturbing behaviour (n=24) were also received. From the mediation cases (n=10), five only got through the pre-mediation stage because of their lack of interest and/or schedule impossibility; four cases moved on to the mediation sessions, but were suspended due to the same reasons and only one case was solved through mediation. On the other hand, the second sub problem consisted in “characterizing the evolution of the peer mediators’ skills along the formation course on mediation for conflict solving at school”. This sub problem led to the intervention of the trainee mediator as 3rd cicle (8th grade) students’ former. Thus, an eight session formation was planned, each taking approximately sixty minutes, in which 22 students took part. However, after some cases of desistance, only 12 students finished the formation. Data were collected from observation, log-books and evaluation questionnaires (a self-evaluation questionnaire – applied both at the beginning and at the end of the formation – and another one to evaluate the formation itself). From the worksheets, the role-playing exercises and the final questionnaire it was possible to collect evidence that a great number of students understood the mediation process and developed some basic skills in mediation, namely active listening techniques, such as showing interest, clarifying, rephrasing and summarizing. All students understood that going through the process voluntarily is vital and a great number also understood that the deal achieved is a contract in which each part compromises in order to solve the problem. However, the knowledge about mediation was not stable through time. In the last session, it was possible to perceive that students no longer remembered conflict resolution techniques or the mediator’s functions. Taking into account that the formation was concluded in the penultimate week of the 3rd term, it was not possible to verify whether the students applied their knowledge in a real context or not. Still, during the role-playing it was possible to verify that all the learned mediation techniques were applied. These results show that it is possible to enable youngsters with the necessary skills for an effective intervention in preventing and solving conflicts, which is a great step in the promotion of peace at schools.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34837
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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