Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/34818

TitleOs processos e as dinâmicas formativas perante o desafio do sistema de gestão da formação : um estudo de caso numa instituição de formação
Other titlesThe processes and training dynamics before the challenge of the management training system : a case study in a training institution
Author(s)Carvalho, Pedro Miguel Pereira de
Advisor(s)Torres, Leonor Lima
KeywordsFormação profissional
Acreditação
Certificação
Competências
Avaliação da formação
Vocational training
Accreditation
Certification
Skills
Training assessment
Issue date2014
Abstract(s)Dada a relevância que a educação e formação assumem, é importante ter em conta os dois desafios fundamentais que ora se coloca a Portugal. Por um lado, a necessidade de assegurar um aumento significativo do acesso dos cidadãos à formação inicial e contínua, na perspetiva de melhoria das suas qualificações e de aprendizagem ao longo da vida e, por outro, a necessidade de assegurar a relevância e qualidade do investimento em formação. Os objetivos centrais do trabalho por um lado, foi o de analisar criticamente as dinâmicas e os processos formativos desenvolvidos pela instituição e a sua adequação ao sistema de gestão da formação e, por outro lado, refletir sobre as potencialidades e limitações impostas pelo mesmo. A empresa onde foi realizado o estágio tem implementado o sistema de certificação de entidades formadoras da DGERT. No entanto, apesar das práticas que foram implementadas fruto dessa certificação nem sempre representam um incremento na qualidade da formação e que se deseja que possa representar um enriquecimento de cada indivíduo. Neste contexto, pretende-se fomentar a participação ativa dos diversos atores do processo, para que estes possam pronunciar-se sobre a evolução do processo de acreditação para o processo de certificação e como esta transição representou uma mais valia. Com a transição para a certificação das entidades formadoras a DGERT pretende fortalecer a qualidade da formação profissional promovendo um sistema eficaz de avaliação e o reconhecer a capacidade e competências técnicas e pedagógicas das entidades formadoras, visando a melhoria permanente das práticas e os resultados da formação que desenvolvem. Como principais conclusões podemos dizer que o princípio de mudança do Sistema de Certificação assenta numa orientação clara para a melhoria da qualidade da formação, que se traduz no reforço da capacidade da entidade formadora através da definição de um conjunto de condições que a organização passou a deter, para assegurar uma intervenção formativa de qualidade, nas áreas de educação e formação em que está certificada. Apesar disso, a implementação do sistema de certificação não se tornou tão eficaz como se perspetivava, inicialmente, na medida em que, desde o planeamento à avaliação da formação, não é tida em conta a multiplicidade dos tipos de sub-culturas, remetendo-nos para uma formação mais do tipo mono cultural, não sendo mais do que o modelo formal de aprendizagem.
Given the importance that education and training has had, it is important to take into account the two fundamental challenges that arise in Portugal. On the one hand, the need to ensure a significant increase of citizens' admittance to basic and continuing training, in the perspective of improving their skills and learning process throughout life. Secondly, the need to ensure the relevance and quality of investing in training. The main objectives of the work was to, on the one hand, critically analyse the dynamics and training processes developed by the institution and its suitability to the training management system and, secondly, to reflect upon the strengths and limitations imposed by it. The company where the traineeship took place has implemented the system of certification of training entities of DGERT. Even so, despite the practices that were implemented because of that certification, this does not always correspond to a gain in the quality of training and what one would expect it to represent which is an enrichment of each individual. In this context, it is intended to foster the active participation of the various actors in the process so that they can decide on the evolution of the accreditation process for the certification process and how this transition represents an added value. With the transition to the certification of the training entities, DGERT intends to strengthen the quality of vocational education by promoting an effective assessment system and acknowledge the ability and technical and pedagogical skills of the training entities, aiming for permanent improvement of the practices and outcomes of the training they carry out. We can say, therefore, that the main conclusions are the principle of change in the Certification System based on a clear direction to improve the quality of training. This translates into strengthening the ability of the training entity through defining a set of conditions that the organisation now holds to ensure a quality training intervention in the fields of education and training in which it is certified. Nevertheless, the implementation of the certification system has not become as effective as expected. Initially, due to the extent that, from the planning to the training assessment, the multiplicity of the types of sub-cultures is not taken into account. This brings us back to a more mono cultural training, which is no more than the formal learning approach model.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34818
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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