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https://hdl.handle.net/1822/34812
Título: | Aprender na (e com a) terceira idade |
Outro(s) título(s): | Learning during (and with) old age |
Autor(es): | Fernandes, Daniela Alexandra Carvalho |
Orientador(es): | Antunes, Maria da Conceição Pinto |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A diminuição da taxa natalidade e o aumento da esperança média de vida contribuem
para o envelhecimento da população. Esta situação mostra-se bastante preocupante, não só
porque põe em causa as gerações futuras mas, também, porque eleva a urgência em repensar
políticas e estratégias que permitam aos mais velhos viver com qualidade.
Os estereótipos em relação à terceira idade são um dos grandes responsáveis pelo modo
negativo como olhamos para esta fase da vida. Existe ainda muita dificuldade em compreender
que a velhice é um processo que faz parte da nossa vida, e que deve ser vivido de acordo com as
necessidades e expectativas de cada um.
Assistimos, hoje, a uma necessidade crescente de se desenvolverem com os mais velhos
ações que possibilitem a sua integração e participação, quer na vida pessoal quer na comunidade
onde estão inseridos.
O projeto visou a promoção de um envelhecimento ativo tendo em conta um processo de
educação e animação sociocultural. Com esta finalidade desenvolvemos um conjunto de atividades
recorrendo a metodologias ativas e participativas que visassem o desenvolvimento pessoal, social,
cognitivo e físico de cada idoso. Trabalhamos ainda, no sentido da valorização das competências
e conhecimentos de cada um.
Os métodos e técnicas selecionados para esta intervenção inserem-se numa metodologia
qualitativa, no entanto os dados quantitativos não foram de todo descurados. Durante a
intervenção os utentes do Centro de Dia mostraram uma maior autonomia e participação nas
atividades realizadas. O empenho e motivação demostrado foi sem dúvida um indicador positivo
em relação ao impacto do projeto. The declining fertility rate and increasing life expectancy contribute to the aging population. This situation appears to be quite disturbing, not only because it challenges the future generations, but also because it raises the urgency to rethink policies and strategies that enable elders to live with quality. The stereotypes about old age are largely responsible for the negative way we look at this life stage. There is still a lot of difficulty understanding that aging is a process that is part of our life, and it should be lived according to the needs and expectations of each person. We witness today a growing need to develop with elderly actions that allow their integration and participation, whether in personal life or in the community where they live. The project aimed to promote active aging in view of a process of education and sociocultural activities. For this purpose we developed a set of activities using active and participatory methodologies that aimed the personal, social, cognitive and physical development of each senior. We also work in the sense of appreciation of the skills and knowledge of each one. The methods and techniques selected for this intervention are part of a qualitative methodology, however, quantitative data were not entirely neglected. During the intervention the users of the Day Centre showed greater autonomy and participation in activities. The demonstrated commitment and motivation was certainly a positive indicator for the impact of the project. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34812 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Daniela Alexandra Carvalho Fernandes.pdf | Relatório de Estágio | 7,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |