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https://hdl.handle.net/1822/34796
Título: | Parentalidade e risco: impacto de uma intervenção terciária junto dos cuidadores na qualidade e condições de vida dos menores em risco |
Outro(s) título(s): | Parents and risk: the impact of a tertiary intervention with parents in the quality and living conditions of children and youth at risk |
Autor(es): | Pereira, Andreia Catarina Mendes |
Orientador(es): | Barbosa, Manuel Gonçalves |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório, reportando-se a um projeto de estágio curricular, de natureza
profissionalizante, do Curso de Mestrado em Educação, Área de Especialização em
Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, do Instituto de Educação da
Universidade do Minho, traduz o trabalho realizado e apresenta a sua fundamentação
tanto em termos teóricos como em termos metodológicos.
O projeto de investigação e intervenção, denominado “Parentalidade e Riscoimpacto
de uma intervenção terciária junto dos cuidadores na qualidade e condições de
vida dos menores em risco”, foi desenvolvido numa Comissão de Proteção de Crianças e
Jovens onde os destinatários eram os progenitores ou responsáveis legais das
crianças/jovens, tendo por finalidade valorizar e melhorar as competências parentais,
pessoais e sociais dos progenitores de forma a contribuir para o desenvolvimento integral
das crianças e jovens no seu ambiente familiar. A metodologia privilegiada foi a
Investigação- Ação Participativa pelo facto de permitir um conhecimento efetivo dos
significados atribuídos pelos atores às suas vivências quotidianas, e ainda por promover
a ativa participação dos intervenientes do projeto na superação dos seus problemas.
A implementação e avaliação permitem concluir que o projeto melhora as
competências dos progenitores e responsáveis de crianças e jovens que, não obstante se
debaterem com problemas de integração social, por vezes graves, podem redesenhar um
outro percurso tanto de socialização quanto de individualização personalizante. This report, relating to a Project of curricular internship, in the scope of a Master´s degree in Education, area of specialization in Adult Education and Community Intervention, in the Institute of Education in Minho University, shows the work accomplished and presents its theoretical and methodological foundation. This research and intervention project, entitled “Parents and Risk: the impact of a tertiary intervention with parents in the quality and living conditions of children and youth at risk” was implemented in a Commission of Childhood and Youth Protection, addressed to parents or legal representatives of children. This project aimed to value and to improve parents’ parental, personal and social skills in order to contribute to a full and harmonious development of children and youth in their own family environment. As far as methodology is concerned, we chose action-research because it allows an effective knowledge of the meanings assigned by the actors to their daily experiences and also because it promotes an active participation of the addressees, helping them to overcome their problems. The empirical results and evaluation allow us to conclude that this intervention project improves parenting skills. However serious their social integration problems are, they can redesign another path of socialization and personal individualization. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34796 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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