Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/34655

TítuloAnálise da influência da concentração na velocidade de leitura
Autor(es)Fernandes, Carla Patrícia Correia
Orientador(es)Jorge, Jorge
Fernandes, Paulo Rodrigues
Palavras-chaveConcentração
Velocidade de leitura
Crianças
Acuidade visual
Concentration
Reading speed
Children
Visual acuity
Data2014
Resumo(s)Uma das ferramentas básicas essenciais ao desenvolvimento humano é a leitura que inevitavelmente condiciona o sucesso da aprendizagem. A sociedade atual é cada vez mais exigente, o que aumenta também as exigências visuais. Nas atividades escolares 90% da informação recebida é visual, chegando a ser uns 100% em tarefas de leitura. Nas crianças, os problemas de aprendizagem alcançam valores de 11%, destes 80% são devido a problemas de processamento visual (Álvarez et al., 2004). O processamento visual não implica apenas uma normal acuidade visual, requer também outras habilidades que durante o desenvolvimento do sistema visual afetam a aprendizagem. São elas: a motilidade ocular, a coordenação olho-mão, a perceção, a concentração e a memória visual. Todas elas influenciam a leitura e neste sentido qualquer disfunção ou anomalia numa destas habilidades vai repercutir-se na leitura. Assim pretende-se averiguar a relação entre o nível de concentração e a velocidade de leitura em crianças do primeiro ciclo, nomeadamente do 2º, 3º e 4º ano. A amostra é constituída por 97 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e 10 anos (8,6 ± 1,0). Para avaliar a velocidade de leitura foi utilizado o Teste de Wilkins e para avaliar a concentração foi utilizado o Teste de Toulouse-Piéron. Paralelamente foram também avaliados alguns parâmetros optométricos, com a intencionalidade de os relacionar com as variáveis concentração e velocidade de leitura. Dos principais resultados salienta-se que a concentração e a velocidade de leitura estão relacionadas e que quanto maior a concentração, maior a velocidade de leitura. A velocidade de leitura aumenta tendencialmente com o aumento da idade e por volta dos 9 anos surge uma mudança estatisticamente significativa no número de palavras lidas corretamente por minuto. A velocidade de leitura é influenciada pela acuidade visual de visão de longe e de visão de perto do sujeito.
One of the most basic tools essential to the human development is reading which inevitably affects the success of the learning experience. The modern society is becoming much more demanding, which in itself increases the visual requirements. In school activities, 90% of all the collected data is visual and when it comes to reading tasks that number increases to 100%. With children the learning problems reach values of 11%, being 80% of them caused by problems of visual processing (Álvarez et al., 2004). The visual processing doesn’t only imply a normal visual acuity, it also requires others skills that during the development of the visual system affect the learning experience. They are: ocular motility, eye-hand coordination, perception, concentration and visual memory. All of them influence the lecture and in this sense any dysfunction or anomaly in this skills is going to have repercussions in the reading. This way it is intended to verify the connection between the focusing level and reading velocity in primary schools, namely in children of the 2rd, 3rd and 4th grade. Ninety seven children, with ages between 7 and 10 years old (8,6±1,0) was enrolled in the study. To evaluate the reading velocity it was used The Wilkins Test and to evaluate the concentration it was used the Toulouse-Piéron Test. At the same time some optometric parameters were also evaluated with the purpose of relating them with the variables concentration and reading velocity. It is important to point that, of the main results, that concentration and reading velocity are connected and how much greater the focusing level is the greater the reading velocity. The reading speed increases tendentiously with the age increase and around 9 years old it occurs a significant statistical change in the number of correct words read for minute. The read speed is influenced by the visual acuity of distant vision and near vision of the subject.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Optometria Avançada
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34655
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - OCV - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Patrícia Correia Fernandes.pdf2,49 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis