Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34620
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amante, Lúcia | por |
dc.contributor.author | Oliveira, Isolina | por |
dc.contributor.author | Gomes, Maria João | por |
dc.date.accessioned | 2015-03-30T12:10:01Z | - |
dc.date.available | 2015-03-30T12:10:01Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/34620 | - |
dc.description.abstract | Nesta comunicação apresentamos um quadro teórico para a avaliação digital na educação superior, ancorado em quatro dimensões - autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade – cada uma delas integrando um conjunto de parâmetros, que visa promover a qualidade das estratégias de avaliação. Esta proposta alicerçada numa perspectiva edumétrica visa contribuir para a discussão em torno da qualidade da avaliação no ensino superior, em particular, em contextos de elearning. Com base neste quadro teórico e seguindo uma metodologia quantitativa concebemos e aplicámos um questionário que visou identificar práticas e perspetivas dos professores, e experiências e perspetivas dos alunos das instituições de ensino superior público portuguesas, no que concerne à avaliação com recurso a tecnologias digitais. Apresentam-se e discutem-se parte dos resultados obtidos. | por |
dc.description.abstract | In this paper we present a theoretical framework for digital assessment in higher education, anchored in four dimensions – authenticity, consistency, transparency and practicability, each one including a set of parameters which aim to promote the quality of the assessment strategies. This proposal is founded in an edumetric perspective and aims to the discussion around the quality of assessment in higher education, particularly in contexts of elearning. Based on this theoretic framework and following a quantitative methodology we devised and applied a survey aimed to identify the practices and the perspectives of the teachers, and the experiences and the perspectives of the students in public higher education institutions in Portugal, regarding the assessment supported by digital technologies. We present and discuss some of the obtained results. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Avaliação digital | por |
dc.subject | elearning | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Cultura de avaliação | por |
dc.subject | Edumetria | por |
dc.subject | Digital assessment | por |
dc.subject | Competencies | por |
dc.subject | Assessment culture | por |
dc.subject | Edumetric approach | por |
dc.title | Avaliação digital nas universidades públicas portuguesas : perspetivas de professores e de estudantes | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 22 - 24 Out. 2014 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
oaire.citationTitle | EUTIC 2014 Lisboa – O papel das TIC no design de processos informacionais e cognitivos | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | EUTIC 2014 Lisboa – O papel das TIC no design de processos informacionais e cognitivos | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EUTIC2014_lucia_amante.docx-libre.pdf | 172,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |