Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34620

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmante, Lúciapor
dc.contributor.authorOliveira, Isolinapor
dc.contributor.authorGomes, Maria Joãopor
dc.date.accessioned2015-03-30T12:10:01Z-
dc.date.available2015-03-30T12:10:01Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/34620-
dc.description.abstractNesta comunicação apresentamos um quadro teórico para a avaliação digital na educação superior, ancorado em quatro dimensões - autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade – cada uma delas integrando um conjunto de parâmetros, que visa promover a qualidade das estratégias de avaliação. Esta proposta alicerçada numa perspectiva edumétrica visa contribuir para a discussão em torno da qualidade da avaliação no ensino superior, em particular, em contextos de elearning. Com base neste quadro teórico e seguindo uma metodologia quantitativa concebemos e aplicámos um questionário que visou identificar práticas e perspetivas dos professores, e experiências e perspetivas dos alunos das instituições de ensino superior público portuguesas, no que concerne à avaliação com recurso a tecnologias digitais. Apresentam-se e discutem-se parte dos resultados obtidos.por
dc.description.abstractIn this paper we present a theoretical framework for digital assessment in higher education, anchored in four dimensions – authenticity, consistency, transparency and practicability, each one including a set of parameters which aim to promote the quality of the assessment strategies. This proposal is founded in an edumetric perspective and aims to the discussion around the quality of assessment in higher education, particularly in contexts of elearning. Based on this theoretic framework and following a quantitative methodology we devised and applied a survey aimed to identify the practices and the perspectives of the teachers, and the experiences and the perspectives of the students in public higher education institutions in Portugal, regarding the assessment supported by digital technologies. We present and discuss some of the obtained results.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliação digitalpor
dc.subjectelearningpor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectCultura de avaliaçãopor
dc.subjectEdumetriapor
dc.subjectDigital assessmentpor
dc.subjectCompetenciespor
dc.subjectAssessment culturepor
dc.subjectEdumetric approachpor
dc.titleAvaliação digital nas universidades públicas portuguesas : perspetivas de professores e de estudantespor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate22 - 24 Out. 2014por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitleEUTIC 2014 Lisboa – O papel das TIC no design de processos informacionais e cognitivospor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationEUTIC 2014 Lisboa – O papel das TIC no design de processos informacionais e cognitivospor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EUTIC2014_lucia_amante.docx-libre.pdf172,57 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID