Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34515

TítuloA dimensão cromática: reflexões sobre o uso da cor na arquitectura
Autor(es)Martins, Cristiana Filipa Eirinha
Orientador(es)Moutinho, Natacha Antão
Palavras-chaveCor
Luz
Matéria
Percepção
Espaço escolar
Color
Light
Material
Perception
School space
Data2014
Resumo(s)Esta investigação procurou estudar o fenómeno cor e a sua relação e importância na Arquitectura. Este estudo foi realizado através da sistematização de fundamentos teóricos subjacentes à compreensão fenomenológica e estética da cor procurando demonstrar como esta depende e interage com a luz, a matéria, a textura e o tempo. Implicou também a análise de diferentes usos e aplicações de cor na arquitectura, através da investigação teórica de diferentes fenómenos ou práticas utilizadas ao longo da sua história. Assim sendo, entendemos como as cores interferem na organização da realidade física, nos aspectos formais e espaciais da arquitectura, tendo um papel importante na percepção do espaço, directamente influenciada pela luz existente, pela materialidade arquitectónica e pela compreensão pessoal do observador. Pretendemos demonstrar que a cor usada em harmonia com a luz, a matéria, a textura e a forma será sempre válida desde que aplicada em conformidade com as exigências espaciais, funcionais e programáticas do projecto arquitectónico. Este estudo procurou sistematizar as aprendizagens realizadas através da análise crítica do uso da cor na arquitectura de espaços pré-escolares em projectos portugueses. A investigação incide na análise de três projectos escolares infantis: a Escola-Jardim João de Deus, do arquitecto Álvaro Siza Vieira, a Escola Básica 1º Ciclo de Paredes de Coura, do Atelier da Bouça, e o Centro Escolar de São Frutuoso, do arquitecto Nuno Portela. Através da análise destes projectos pretendemos observar o uso da cor na sua relação com luz, matéria e tempo, na modelação dos espaços de permanência/circulação e interior/exterior, procurando compreender se estes participam no programa e na construção e percepção do espaço. Este trabalho propõe a necessidade de reflexão em torno da possibilidade de uma prática cromática no processo de trabalho em arquitectura, na sua definição de espaço e no seu programa, procurando demonstrar que a cor não pode ser vista como um elemento menor no projecto mas como um dos principais factores na comunicação visual e experiência individual do espaço. Com este projecto compreendemos a importância da relação da cor com luz, material e percepção de tempo e no modo como estes interferem na nossa experiência do espaço arquitectónico.
This research intended to study the phenomenon colour and its relationship and importance in Architecture. This study was conducted through the systemization of the underlying theoretical foundations for phenomenological understanding and aesthetics of colour trying to demonstrate how this depends on and interacts with light, matter, texture and time. Also involved the analysis of different uses and applications of colour in architecture, through theoretical investigation of different phenomena or practices used throughout its history. Thus, we understand how colours influence the organization of physical reality, in formal and spatial aspects of architecture, having an important role in the perception of space, directly influenced by the existing light, the architectural materiality and personal understanding of the observer. We intend to demonstrate that the colour used in harmony with light, matter and texture will always be valid as long as applied in accordance with the spatial, functional and programmatic requirements of architectural design. This study attempted to systematize the learned information through critical analysis of the use of colour in preschool architecture in Portuguese design. The research focuses on the analysis of three school projects: Jardim-Escola João de Deus, by the architect Álvaro Siza Vieira, the Escola do 1º Ciclo of Paredes de Coura, by Atelier Bouça and Centro Escolar de São Frutuoso, by the Architect Nuno Portela. Through the analysis of these projects we aim to understand the use colour in their relationship with light, matter, and time in shaping the spaces of permanence / circulation and interior / exterior, trying to understand if colour participate in the program or in the construction and perception of space. This work underlies the need for research the possibility of a chromatic practice in the architecture process, in the definition of space and with the program, seeking to demonstrate that colour cannot be seen as a minor element in the project but as a major factor in visual communication and individual experience of space. With this project we understood the importance of the relationship of colour with light, material and perception of time and how these elements affect our experience of architectural space.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitectónica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34515
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Cristiana Filipa Eirinha Martins_2014.pdf83,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID