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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBalonas, Sara-
dc.contributor.authorPaiva, Francisca Costapor
dc.date.accessioned2015-03-10T11:50:35Z-
dc.date.available2015-03-10T11:50:35Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/34290-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)por
dc.description.abstractNuma sociedade sobrepovoada de marcas e tendencionalmente consumista, há que valorizar a diferença como chave para o sucesso. O “nicho” é um dos caminhos mais eficazes para o posicionamento de uma empresa na mente dos consumidores, assim como o passa-a-palavra para o crescimento e sustentabilidade de uma marca. Isto verificou-se na Ach. Brito, uma empresa centenária que se viu obrigada a alterar comportamentos e táticas, ao longo do tempo. Num ambiente em que o marketing é cada vez mais estratégico e “barulhento”, a comunicação torna-se imprescindível para as empresas, uma vez que o esforço de venda não se revela suficiente por si só. O produto já não é o foco das atenções dos esforços comerciais, mas sim o consumidor. Começa-se a ter consciência de que a comunicação é um elemento preponderante e que o papel dos profissionais de comunicação pode dar um contributo significativo para a sobrevivência de uma empresa. O profissional de comunicação tem que estar a par das mais recentes inovações, como a comunicação através das redes sociais. O facto de estarmos quase sempre online, tanto empresa como clientes, significa que podemos monitorizar todas as mudanças de forma favorável e com vista ao sucesso. Para isso, é necessário participar no processo de construção da marca, o branding. Tudo o que a marca faz, na verdade, é comunicação, desde a embalagem ao mais puro ato de conversação, como o atendimento ao público. É importante que haja concordância em todas as formas de comunicação, para que a imagem construída no exterior seja a mais próxima possível do que acontece na realidade, ou seja, no interior. Quanto mais se souber, mais e melhor se pode agir. Isto é, quanto mais um profissional de comunicação souber sobre a empresa e o mercado, melhor serve de ponte e veículo credível entre a empresa e os públicos. O marketing de conteúdo e as redes sociais são, de facto, importantes trunfos nos dias que correm, para chegar ao consumidor. Existem técnicas para se gerir uma marca com sucesso no facebook. O branding já não se faz apenas offline, não depende só de um manual de identidade corporativa, mas sim de um trabalho constante.por
dc.description.abstractIn an overpopulated trademarks and very consumerist society, we must value the “difference” as the key to success. The "niche" is one of the most effective ways of positioning a company in the minds of the consumers as well as the buzz for the growth and sustainability of a brand. That has been observed in Ach. Brito, a century-old company which was forced to change tactics and behaviors over time. In a strategic and “noisy” marketing environment, communication plays an important role in companies, since the sales effort is not sufficient by itself. The product is no longer the focus of attention of commercial efforts, but rather the consumer. One begins to be aware that communication is an element of gold and that the role of communication professionals can make a significant contribution to the survival of a company. The professional must be aware of the latest innovations such as communicating on social networks. The fact that people are often online must be taken into consideration because we can monitor all changes favorably and with a view to success. For this, it is necessary to participate in the brand building process, called branding. Everything the brand does, in fact, is communicating. From packaging to the purest act of communication, for instance, the public attendance, everything matters. It is important to find harmony in all the various forms of communication to build the outside image, as close as possible to what actually happens inside. The more you know, the more and the better you can act. That is, a communication professional must have a good knowledge about the company and the market, in order to be a trusty vehicle, like a bridge between the company and the public. The content marketing and social networks are indeed important assets, these days, to reach the consumers. There are successful techniques to manage a brand on social networks, particularly on Facebook. Branding is no longer happening offline, it does not only depend on corporate identity manual, it depends on a regular work.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão de marcapor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectImagempor
dc.subjectPosicionamentopor
dc.subjectComunicação 2.0por
dc.subjectBrandingpor
dc.subjectIdentitypor
dc.subjectImagepor
dc.subjectPositioningpor
dc.subjectCommunication 2.0por
dc.titleE-branding: o caso Ach. Brito no Facebookpor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc658.8:681.324por
dc.subject.udc681.324:658.8por
dc.subject.udc659.126por
dc.identifier.tid201225840-
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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