Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33832

TítuloGlobalização, currículo e aprendizagem. Para uma análise crítica das práticas curriculares em contextos diferenciados
Outro(s) título(s)Globalisation, curriculum et apprentissage. Pour une analyse critique des pratiques curriculaires en contextes différenciés
Autor(es)Pacheco, José Augusto
Pestana, Tânia
Figueiredo, Joana
Martins, Dulce
Palavras-chaveGlobalização
Currículo
Aprendizagem
Práticas curriculares
Diferenciação
Globalisation
Curriculum
Apprentissage
Pratiques curriculaires
Différentiation
DataFev-2014
EditoraAFIRSE Portugal
Resumo(s)Tendo como ponto de análise as políticas viajantes, cujo processo de regulação se observa pela mudança conceitual, analisamos, neste texto, os conceitos-chave de globalização, currículo e aprendizagem, num contexto de análise crítica das práticas curriculares em contextos diferenciados, sobretudo da educação de infância e da educação em situações de necessidades educativas especiais. Porque o currículo é um processo de educação e formação, com perspetivas muito diferentes, que cada vez mais tem a sua construção de base no contexto da globalização, entendida como processo de homogeneização ao nível de similaridades definidas pelas políticas transnacionais, como se diferencia a aprendizagem ao nível das práticas curriculares? Para respondermos a esta interrogação, seguimos a análise documental, com relevo para documentos estruturantes da organização curricular portuguesa e planificações utilizadas pelos docentes ao nível da educação de infância, das necessidades educativas especiais e de um contexto institucionalizado em centros educativos portugueses.
Ayant comme point d’analyse les politiques voyageuses, dont le processus de régulation s’observe par le changement conceptuel, nous analysons, dans ce texte, les concepts-clés de globalisation, curriculum et apprentissage, dans un contexte d’analyse critique des pratiques curriculaires en contextes différenciés, surtout de l’éducation élémentaire et de l’éducation en situations de nécessités éducatives spéciales. Comme le curriculum est un processus d’éducation et de formation, avec des perspectives très différentes, qui, de plus en plus, a sa construction de base dans le contexte de la globalisation, entendue comme un processus d’ homogénéité au niveau des similitudes définies par les politiques transnationales, comment différencier l’apprentissage au niveau des pratiques curriculaires? Pour répondre à cette question nous suivons l’analyse documentaire, surtout les documents structurants de l’organisation curriculaire portugaise et des planifications utilisés par les professeurs au niveau de l’éducation élémentaire et des nécessités éducatives spéciales et dans un contexte institutionnel des centres éducatifs portugais.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33832
Versão da editorahttp://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxi-coloquio/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015 Atas Pacheco Pestana Figueiredo Martins.pdf733,28 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID