Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/33422

TitleAplicação de Lean Logistics numa empresa de transportes e prestação logística
Other titlesApplying Lean Logistics a company providing transportation and logistics
Author(s)Magalhães, Miguel Ângelo Brandão
Advisor(s)Alves, Anabela Carvalho
Carvalho, Maria Sameiro
KeywordsLean manufacturing
Logística
Logística lean
Kaizen
Logistics
Logistics lean
Issue date2014
Abstract(s)A presente dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Industrial – Ramos de Gestão Industrial, foi desenvolvida em contexto empresarial, nomeadamente na STEF Porto, empresa de Transportes e Prestação logística. Este projeto teve como principais objetivos a otimização dos processos no departamento de cais, a otimização da qualidade e nível de serviço da STEF perante os seus clientes, através da aplicação de conceitos e metodologias Lean, mas também potenciar o desenvolvimento de uma cultura pró-ativa, orientada para a melhoria contínua, nos operadores da STEF. Foi adotada uma metodologia de investigação baseada nos princípios do Action Research. Numa primeira fase foi feita uma análise à empresa, identificando o seu posicionamento, clientes e principais fornecedores e atividades desempenhadas. Esta análise crítica permitiu identificar as ineficiências do departamento de cais, nomeadamente no que se refere à identificação, arrumação e organização do espaço de trabalho, que prejudicavam a eficácia do departamento e contribuíam para o aumento dos tempos de setup do processo de mudança de baterias, permitindo ainda denotar a cultura justificativa que predominava nas equipas, ou seja, limitavam-se a justificar as suas falhas. De forma a solucionar estas ineficiências foram aplicadas propostas de melhoria baseadas na aplicação de ferramentas como Gestão visual, 5S, Kaizen e Quick Changeover. Estas permitiram uma otimização da organização geral do espaço de trabalho no cais, com maior impacto na sala das baterias. Neste espaço foram obtidas melhorias em termos visuais, mas também no processo de mudança de baterias, obtendo uma redução de tempo de setup de 85%, que contribui para uma redução da não-produtividade de 2,7% para 0,4%. Ao nível dos custos, permitiu a redução de custos improdutivos na ordem dos 10000€/ano. Na qualidade e nível de serviço foram identificadas as principais causas de estes indicadores estarem abaixo dos níveis expectáveis, nomeadamente o elevado tempo de expedição das 2ªs voltas e os erros de planificação/execução provocados pela falta de conhecimento. Desta forma, a STEF conseguiu reunir um conjunto de indicadores que lhe permite agora encarar o processo de planificação e otimização de uma forma mais clara. Com a execução do projetopiloto do GPC do motorista foi possível obter resultados satisfatórios, tais como a redução prevista de 3432 km/ano e uma poupança, ao nível dos custos variáveis, de 1474€/ano.
This work, conducted as part of the Masters in Industrial Engineering - Branches of Industrial Management, was developed in a business context, including in Port STEF, company transport and logistics provision. This project had as main objectives to optimize processes in the dock department, the optimization of quality and service level of STEF towards their clients through the application of Lean concepts and methodologies, but also foster the development of a proactive culture oriented toward continuous improvement, the operators of STEF. A research methodology based on the principles of Action Research was adopted. In the first phase an analysis was made to the company by identifying your positioning, customers and key suppliers and work activities. This critical analysis identified the inefficiencies in the dock department, particularly with regard to the identification, storage and organization of the workspace, which undermined the effectiveness of the department and contributed to increased setup times of the process of changing batteries, allowing further denote the rationale culture that prevailed in the teams. In order to address these inefficiencies improvement proposals based on the application of tools such as Visual Management, 5S, Kaizen and Quick Changeover were applied. These allow an optimization of the overall organization of the workspace on the pier, with the greatest impact seen in the battery room. In this space improvements in visual terms, but also an optimization of the process of changing batteries were obtained, achieving a reduction in set up time of 85%, which contributes to a reduction of non-productivity of 2.7% to 0.4%. In terms of costs, allowed the reduction of unproductive costs amount to € 10,000/year. In the quality and level of service it was possible to identify the main causes of these indicators are below the expected levels, particularly the higher shipping time of seconds turns and errors in planning / execution caused by lack of knowledge. In this way, STEF managed to gather a set of indicators that allows to now face the planning and optimization in a more clear way, because this process through the implementation of the pilot project GPC driver was possible to obtain satisfactory results, such as the planned reduction of 3432 km / year and a savings, the level of variable costs, 1474 € / year.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/33422
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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