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TítuloFormação e atuação de professores bacharéis no ensino médio integrado à educação profissional: o caso do IFRN-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, RN/Brasil
Autor(es)Barros, R. B.
Viana, Isabel Carvalho
Ramalho, B. L.
Palavras-chaveFormação docente
Educação profissional
Ensino médio integrado de jovens
Data2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Este estudo investiga a formação e a atuação didático-pedagógica de “professores bacharéis” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN. A maioria desses profissionais assume a docência sem formação pedagógica e sem experiência no ensino. A partir da Lei 11.892/2008, os Institutos Federais assumiram nova institucionalidade e ampliação da sua função social na condição de instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi. A expansão da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica ampliou o número de campus, de vagas em diferentes níveis de ensino, de docentes e técnicos-administrativos, gerando mudanças e desafios ainda pouco analisados. Neste contexto, procura-se compreender as perceções que têm os professores bacharéis acerca da sua atuação no magistério e as interfaces entre a sua formação inicial e seu agir na docência. Procura-se, ainda, evidenciar as necessidades formativas para o exercício da docência e caracterizar o perfil profissional destes, visando estruturar uma política de formação didático-pedagógica no âmbito do IFRN. À luz de teóricos como Freire(1996), Nóvoa(1992), Gauthier; Ramalho; Nuñez(2003), Machado(2008), Frigotto; Ciavatta; Ramos(2005), Garcia(1999), Flores; Viana(2007), Sacristán; Gómez(1998), parte-se da premissa que ser professor requer um saber plural que advém da dinâmica formativa, das experiências e das conceções pessoais. O estudo enqadra-se na abordagem de pesquisa qualitativa e recorre, como aporte teórico-metodológico, à revisão bibliográfica; análise documental; inquérito por questionário; grupo focal e entrevista. Os resultados preliminares da pesquisa evidenciam que os professores reconhecem a necessidade de formação pedagógica, porém essa expansão tem priorizado infraestrutura física, equipamentos, e contratação de pessoal, sem definir qual a identidade que está sendo conformada para essa nova face dos Institutos; nem quais os perfis e que formação trazem os novos docentes para atuarem em multicampi pluricurriculares. Considera-se que um Programa de formação continuada, em serviço, fortalecerá o projeto de expansão e interiorização, ademais contribuirá para consolidar a nova missão assumida, o que requer a adesão dos docentes face a nova identidade, focada no desenvolvimento profissional dos professores do IFRN.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33142
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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Barros, R. B.; Viana, I. C. & Ramalho, B. L. 2014.pdfDocumento principal243,64 kBAdobe PDFVer/Abrir

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