Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/32583
Title: | Utilização de recursos multimédia na educação : inovação ou tradição? |
Author(s): | Bento, Marco Lencastre, José Alberto |
Keywords: | Recursos Multimédia Motivação Leitura |
Issue date: | 2014 |
Publisher: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Abstract(s): | O presente artigo apresenta a etapa exploratória de um estudo em que analisamos quatro entrevistas realizadas a professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto de ensino e aprendizagem. Teve como objetivos conhecer (i) as suas opiniões sobre a existência de dificuldades de aprendizagem na área de Português – Interpretação Textual nos alunos do 4.o ano de escolaridade, (ii) averiguar qual o uso do computador e/ou recursos multimédia nas suas práticas pedagógicas de sala de aula, (iii) compreender em que atividades utilizam o computador e/ou os recursos multimédia e (iv) perceber as suas sugestões relativamente a práticas para motivar os alunos para a leitura. Nas respostas dadas pelos professores verificamos que entendem a necessidade de alterar pedagogias para motivar os alunos, reconhecendo que as TIC e a sua utilização fora da escola são mais motivadoras do que as atividades que realizam na sala de aula. No entanto, apesar de terem ao dispor Quadros Interativos Multimédia e um computador Magalhães por aluno que traz instalado diversos recursos multimédia de Português, os docentes evitam trabalhá-los e até proíbem a sua utilização. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32583 |
ISBN: | 978-972-8952-30-3 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEC - Textos em atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
48_2014_Marco_et_al_ISATT2014_POSTER.pdf | 6,06 MB | Adobe PDF | View/Open |