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https://hdl.handle.net/1822/30908
Título: | Estratégias de internacionalização de empresas de construção nacionais |
Outro(s) título(s): | Internationalization strategies of national construction companies |
Autor(es): | Lima, Mariana Torrinha Ferreira |
Orientador(es): | Teixeira, José M. Cardoso |
Palavras-chave: | Internacionalização Empresas de construção Mercados internacionais Estratégias de internacionalização Internationalization Construction enterprises International market Stratey for internationalization |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | A internacionalização das empresas de construção portuguesas constitui uma atitude cada
vez mais frequente, sendo que o mercado nacional estagnado acaba por ser um dos motivos
impulsionadores desta decisão. Apesar deste processo constituir uma solução de combate a
uma crise económica e financeira que assola o país, este processo é complexo e nem todas
as empresas são capazes de suportar os riscos associados ao mesmo. As empresas de
pequenas e médias dimensões constituem o universo com maiores dificuldades,
nomeadamente obstáculos financeiros, recursos humanos pouco especializados, acesso
difícil a informação valiosa e a contactos que as poderiam conduzir a oportunidades de
negócios internacionais.
A importância e a atualidade do tema em questão conduziram à presente oportunidade de
investigação, que tem como objetivos a análise das estratégias de internacionalização de
um conjunto de empresas de construção portuguesas. A ferramenta utilizada para a
obtenção da informação necessária foi a realização e envio de um questionário às empresas
de um universo em estudo definido, para posterior recolha e análise do material
conseguido. Posto isto, procurou-se responder a todos os objetivos propostos considerando
se as respostas aos questionários iam ao encontro ou não do conteúdo bibliográfico
pesquisado.
Os resultados obtidos revelaram que a internacionalização é já uma realidade das empresas
de construção portuguesas em que os dois mercados alvo podem ser maioritariamente
caracterizados como sendo os países em desenvolvimento e aqueles cuja língua oficial é o
português. Relativamente às estratégias principais adotadas para se integrarem nesses
mercados, podem destacar-se as joint ventures e estabelecimento de sucursais e
subsidiárias no país de destino. The internationalization is an attitude increasingly common on the Portuguese construction enterprises and the stagnant national market has become one of the drivers for this decision. Although this process provides a great potential solution for the economic and financial crisis that Portugal has been facing, the internationalization process can be complex bringing associated risks that not all enterprises could be able to deal with. Small and medium size enterprises can be considered part of the universe that presents relativelly higher difficulties, not only operating in a financial crisis scenario but also when the enterprise needs to internationalize their services to be more profitable. Such difficulties may be associated with the lack of financial resources, lack of skilled human resources and also to the more difficult access to valuable information that can affect the success of the internationalization process. The national context characterized by the current financial crisis and the consequent reduction of the construction sector in the country led us to the research opportunity described in this document. This study aims to analyze and characterize the internationalization strategies of some Portuguese construction Enterprises and the driving forces of the process. The methodology used for this study, particularly for collection of the required information was based on the development of questionnaires submitted directly to Enterprises. The questionnaires were built in order to respond to all proposed goals defined in the preparation phase of work. The questions were designed to enable a discussion of the results based on the current state of the art. The results presented on this thesis demonstrated that the internationalization is a reality for the Portuguese construction enterprises and the main target markets can be characterized by developing countries and those whose official language is Portuguese. Regarding to the main ways to move abroad and integrate those markets, three strategies can be highlighted: the stablishment of joint ventures and branches and subsidiaries in the destination countries. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Construções) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30908 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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