Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30798
Título: | Avaliação externa de escolas e seus efeitos nas perspetivas curriculares e pedagógicas. Um estudo com professores de matemática |
Autor(es): | Marques, Micaela Pacheco, José Augusto |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | No quadro de políticas de partilha de conhecimento e de reformas viajantes (Steiner-Khamsi, 2012), que fazem da globalização uma nova forma de governamentalidade educacional (Azevedo, 2007; Rizvi & Lingard, 2010), analisamos a avaliação das aprendizagens, no sistema educativo português, em função de razões externas, sobretudo dos testes à larga escala (Pereyra, Kotthoff & Cowen, 2011), e de razões internas, que se prendem, essencialmente, com a análise dos efeitos da avaliação externa de escolas (Pacheco, Seabra, Morgado & van-Hattum, 2014). Através de um estudo empírico, de natureza quantitativo, com a aplicação de um inquérito por questionário a professores de matemática do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, cujos resultados apresentamos preliminarmente, indagamos de que modo o modelo de avaliação externa de escolas, que tem sido implementado em Portugal desde 2006, tem contribuído para a produção de efeitos concretos nos resultados escolares, essencialmente nas formas estandardizadas de avaliação e no reforço do teste sumativo ao nível dos professores de matemática, considerando as mudanças curriculares e pedagógicas. Por outro lado, e na discussão dos resultados empíricos, analisamos de que modo as políticas de accountability (Afonso, 2012) se convertem em mecanismos de regulação pós-burocrática, com incidência na estandardização de resultados e na desvalorização da avaliação formativa (Santiago, Donaldson, Looney&Nusche, 2012). |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em : "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia", ISBN 978-989-8525-22-2 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30798 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação Externa de Escolas e seus efeitos nas perspetivas curriculares e pedagógicas_um estudo com professores de matemática.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |