Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30455

TítuloCabral segue sua nau: as representações da homossexualidade masculina luso-brasileira nas revistas Junior e Com'Out
Autor(es)Ferreira, Thiago Filipe
Orientador(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chaveHomossexualidade
Representações sociais
Revista gay
Publicidade
Homosexuality
Social representations
Gay magazine
Data2014
Resumo(s)Tenciona-se com este trabalho debater as representações sociais do homossexual masculino e a maneira como este sujeito é representado imagética e textualmente pelas publicações homoeróticas do Brasil e de Portugal, respectivamente as revistas Junior e Com’Out. A perspectiva é identificar estereótipos e imagens socialmente solidificadas em ambas as culturas, relativos ao homossexual masculino, para então questionar-se até que ponto estes conceitos estão refletidos e são construídos nas e pelas representações difundidas pela mídia impressa voltada ao público gay brasileiro e português. Nossa operacionalização empírica inicia-se com as noções de sexualidade apresentadas por Foucault, Castañeda e Eribon. A seguir, passamos às representações da homossexualidade masculina ao longo da história luso-brasileira para, finalmente, estabelecermos um paralelo e questionarmos a relação entre, por um lado, os registros históricos e as representações sociais da homossexualidade masculinas, por outro, as construções deste fenómeno realizadas na publicidade das revistas analisadas.
This project intends to discuss the social representations of the male homosexual subjects and how they are represented by the image and the texts of homoerotic publications in Brazil and Portugal, respectively Com'Out and Junior magazines. The perspective is to identify stereotypes and social images solidified in both cultures, for the male homosexual, and then wonder to what extent these concepts are reflected and constructed in the representations disseminated by print media aimed at Brazilian and Portuguese gays. Our empirical operationalization starts with the notions of sexuality presented by Foucault, Castañeda e Eribon. We will then turn to the representations of male homosexuality throughout history Luso-Brazilian to finally establish a parallel between the historical records and those held by the magazines analyzed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30455
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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