Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30266

TítuloAs conceções das crianças sobre os jogos no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves
Ramos, Altina
Barros, Elisabete Passos
Osório, António José
Palavras-chaveJogos educativos multimédia
Perceções das crianças
Manual digital
Multimedia educational games
Children perceptions
Data2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Resumo(s)Nos últimos anos tem aumentado o interesse em investigar formas de utilizar jogos digitais como recursos educativos e compreender os seus benefícios pois as possibilidades que as inovações tecnológicas oferecem sugerem a existência de mais-valia na sua inclusão na aprendizagem das crianças. Este trabalho insere-se no âmbito do projeto Manual Digital II, um recurso digital que tem como principais destinatários Educadores e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, crianças e pais. Visando produzir conteúdos pedagógicos digitais, assentes em processos inovadores de conceção, produção e aplicação, surge numa atividade de investigação o interesse em estudar quais as conceções de jogo digital das crianças que utilizam o MDII. O processo experimental de criação de jogos gera, por si só, descobertas e, por consequência, construção de conhecimento no aluno. A construção de jogos digitais pelos próprios alunos traz, só por si, vários benefícios ao desenvolvimento do seu raciocínio lógico.
In recent years there has been increasing interest in researching ways of using digital games as educational resources and understanding their benefits, since the possibilities offered by technological innovations suggest the existence of an added value in its inclusion in children's learning. This work is part of the project Manual Digital II (MDII), a digital resource primarily aimed to Early Childhood Educators, Primary Teachers, children and parents. Aiming to produce digital educational content, based on innovative processes of design, production and application, during a research activity the need arose for a study of the experimental procedure of creating games generates by itself, discoveries and therefore knowledge construction by the children. The construction of digital games by children brings in itself a number of benefits to the development of logic thinking.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30266
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AS CONCEÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE OS JOGOS DIGITAIS NO 1 CICLO DO ENSINO BÁSICO.pdf392,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID