Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29446

TítuloA construção da significação através da emoção
Autor(es)Araújo, Rita Alexandra Manso
Lopes, Felisbela
Palavras-chaveEmoção
Sofrimento
Simulação
Evasão
Emotion
Suffering
Simulation
Evasion
Data2013
EditoraAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
RevistaComunicando
Resumo(s)Os media, enquanto extensões dos sentidos humanos, exacerbam as emoções e contribuem para que estas se tornem experiências coletivas. É através dos media que nos concedemos ao outro, pondo a nu o nosso sofrimento e observando a dor alheia. Procuramos esta exteriorização dos sentimentos como forma de evasão do mundo real, mas também porque é pela socialização que o sentir se torna efetivo. A cultura da simulação (Baudrillard, 1992) proporcionada pelos media permite um alheamento de si mesmo, que surge como uma necessidade e contribui para a noção de sociedade como uma junção de emoções. Recorremos à desgraça alheia e é apenas neste olhar sobre o sofrimento dos outros que nos reconhecemos como semelhantes, na inevitabilidade da condição humana que é a morte. Neste artigo, vamos olhar para as notícias de saúde publicadas durante o mês de Novembro de 2012 no Jornal de Notícias e que usam o cidadão comum ou paciente como fonte de informação. É este o mote para um debate sobre a construção de significação através da emoção, representada através do olhar sobre o sofrimento dos outros.
Being extensions of the human senses, the media exaggerate emotions and contribute to those becoming group experiences. We give ourselves to the other through the media, exposing our suffering and looking at other people’s pain. We seek this exteriorization of feelings as a way of evading from the real world, but also because feelings become real through socialization. The media’s simulation culture (Baudrillard, 1992) allows us to evade, which is a need and contributes to the concept of society as a reunion of emotions. We look for other people’s pain and this reality makes us see ourselves as equals, united by the inevitability of the human condition: death. In this article we are going to look into health news published in November 2012 by the daily newspaper Jornal de Notícias and in which the common citizen or patient are news sources. This is the start for a debate on the construction of meaning through emotion, represented by the look over other people’s suffering.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29446
ISSN2182-4037
Versão da editorahttp://www.revistacomunicando.sopcom.pt/edicao/37
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
construcao_significacao.pdfArtigo em revista científica nacional409,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID