Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/29420

TítuloAlterações na sintomatologia associada às disfunções da visão binocular na população universitária durante o ano letivo
Autor(es)Oliveira, Sónia Cristina Martins
Orientador(es)González-Méijome, José Manuel
Jorge, Jorge
Palavras-chaveAnomalias binoculares não estrábicas
Sintomatologia associado a visão binocular
Astenopia
Desconforto visual
No strabismus binocular anomalies
Symptoms associated with binocular eye strain vision
Visual discomfort
Data2014
Resumo(s)Antigamente as capacidades visuais utilizadas eram diferentes das que se usam hoje em dia, as tarefas (caça, pesca) requeriam menos esforço e capacidade visual, enquanto as tarefas que se utiliza hoje em dia por exemplo, as tarefas de visão de perto como ler, escrever, estudar, o tempo despendido no computador exigem um esforço acrescido do sistema visual. Certas pessoas não possuem um sistema visual capaz de realizar algumas actividades de visão de perto que exigem o uso sistema vergêncial e acomodativo de forma eficiente o que pode provocar fadiga, desconforto ocular, reduzindo consequentemente seu desempenho visual. Existem vários tipos de anomalias visuais como as disfunções acomodativas e vergenciais, estas podem interferir no desempenho escolar de um estudante ou até mesmo dificultar o desempenho de um atleta na sua actividade desportiva ou prejudicar a capacidade de eficiência no trabalho. A realização de uma certa quantidade de trabalho de perto como a leitura, ou uso contínuo de computadores é propensa ao desenvolvimento de sinais e sintomas relacionados com este tipo de disfunções acomodativas e vergenciais. Os sintomas normalmente associados a estas anomalias incluem visão turva, dor de cabeça, desconforto ocular, cansaço sistémico, diplopia, e perda de concentração durante a realização da tarefa. Neste sentido aplicou-se um inquérito a população universitária num total de 29 pacientes avaliados em duas fases distintas,1- no início do ano letivo, 2- no final da fase de exames – Janeiro-Fevereiro-. Este inquérito foi aplicado pela 1ª vez na população universitária, para avaliar e testar a sua viabilidade enquanto utensílio clinico houve a realização de Teste e Reteste. Os principais resultados obtidos permitem afirmar que para a pontuação direta da 1ª para a 2ª fase houve aumentou de forma estatisticamente significativa. Verificou-se que os participantes que pioram o seu diagnóstico da 1ª para a 2ª, ou seja, que tinham exames optométricos normais numa primeira fase e na segunda fase já possuíam parâmetros optométricos anómalos indicativos de disfunções da visão binocular, a sintomatologia aumentou de forma estatisticamente significativa.
In the past, the visual capacities used were different from those used today. Tasks (hunting, fishing) required less effort and visual capacity , while the tasks that are used nowadays for example, the near vision tasks such as reading, writing ,studying ,time spent on the computer require an increased effort of the visual system. Some people do not have a visual system capable of performing certain activities in near vision that require the use vergence and accommodative system efficiently which can cause fatigue, eye discomfort, thereby reducing its visual performance. There are several types of visual anomalies such as vergences and accommodative dysfunctions, which may interfere with school performance of a student or even hinder the performance of an athlete in a sport activity or impair the ability to work efficiently. The realization of a certain amount of near work such as reading or continuous use of computers is prone to the development of signs and symptoms related with this type of accommodative dysfunctions and vergence symptoms. The symptoms normally associated with these anomalies include blurred vision, headaches, eye discomfort, systemic weakness, diplopia, and loss of concentration while performing the task. In this sense it was applied a questionnaire to a total student population of 29 patients evaluated in two distinct phases , 1 - at the beginning of the school year , 2 - in the late stage of exams (January-February). This survey was applied for the first time in the university population, to evaluate and test its feasibility as a clinical survey was conducting Test Re-test. The main results obtained allow us to state that for the direct score from the 1st to the 2nd phase there was a statistically significantly increased. It was found that participants who worsen their diagnosis from 1st to 2nd phase, or in other words who had normal optometric examinations in the first phase and showed abnormal optometric parameters in the second phase indicating binocular vision disorders, their symptoms increased in a statistically significant way.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Optometria Avançada
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29420
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - OCV - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

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