Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29329

TítuloResponsabilidade ambiental e vantagem competitiva: inquérito às perceções das empresas europeias e portuguesas
Autor(es)Melo, Carla Patrícia Martins
Orientador(es)Valente, Marieta
Palavras-chaveVantagem competitiva
Estratégia ambiental
Responsabilidade ambiental
Inquéritos às empresas
Competitive advantage
Environmental responsibility
Environmental strategy
Business surveys
Data2014
Resumo(s)Num contexto de concorrência entre as empresas nos diversos setores de atividade, torna-se fundamental um elemento de diferenciação e é aqui que surge a responsabilidade ambiental, podendo conferir uma vantagem competitiva (Porter, 1985). Porter e van der Linde (1995) avançam com a hipótese de que o mercado recompensa as empresas que evidenciam responsabilidade ambiental e, tendo em conta esta aceção, o presente estudo incidirá sobre as empresas portuguesas e europeias, dotadas de práticas de gestão ambiental orientadas para a Responsabilidade Social e Ambiental, no sentido de se aferir se há, ou não, vantagem competitiva associada a esta prática. A aplicação de questionários às empresas referidas será a base metodológica do presente estudo. Estes dados permitirão estudar empiricamente a Responsabilidade Ambiental das empresas inquiridas e entender a relação entre a Responsabilidade Ambiental e a Vantagem Competitiva.
In a context of competition between companies in all sectors of activity, an element of differentiation is essential and it is in this context that the concept of environmental responsibility arises, which may give firms a competitive advantage (Porter, 1985). Porter and van der Linde (1995) put forward the hypothesis that the market rewards companies that demonstrate environmental responsibility and, given this, this study will focus on European and Portuguese firms, endowed with environmental management practices oriented Responsibility social and Environmental Report, in order to assess whether there is or not a competitive advantage from this practice. The application of questionnaires to companies will be part of the methodological basis of this study. These data will help study empirically the Environmental Responsibility of the surveyed firms and understand the relationship between Environmental Responsibility and Competitive Advantage.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29329
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado
NIMA - Dissertações de Mestrado/Master Theses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Patrícia Martins de Melo.pdf
Acesso restrito!
5,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID