Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/29210

TitleOs círculos de estudo enquanto modalidade alternativa de formação profissional no contexto de uma Instituição Particular de Solidariedade Social
Author(s)Ferreira, Susana Filipa Carvalho
Advisor(s)Martins, Maria Fernanda dos Santos
KeywordsEducação / formação de adultos
Formação profissional
Círculos de estudo
Instituição particular de solidariedade social
Adult education / training
Professional training
Study circles
Institution private of social solidarity
Issue date2013
Abstract(s)O presente relatório de estágio insere-se na área de Especialização de Formação, Trabalho e Recursos Humanos, no âmbito do Mestrado em Educação, tendo como finalidade a construção, implementação e avaliação dos círculos de estudo enquanto modalidade alternativa de formação profissional no contexto de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A Educação/Formação de Adultos, neste caso específico, da Formação Profissional e enquanto Estratégia de Gestão de Recursos Humanos, permite aos trabalhadores adquirirem competências nas mais diversas áreas e saberes, na medida em que propicia um contributo importante no seu desenvolvimento, no das organizações e consequentemente na sociedade. Porém, cada vez mais se verifica a necessidade de transformar os habituais métodos e técnicas pedagógicas e/ou até mesmo investir em diferentes modalidades de formação que correspondam aos interesses e características das instituições. Sendo a entidade promotora de estágio uma IPSS verificou-se fundamental impulsionar a continuidade do desenvolvimento/reciclagem das competências dos seus trabalhadores através da formação, no entanto, recorrendo a uma modalidade distinta e nova para todos os intervenientes, os círculos de estudo. A mesma contribuiu para o estudo, a consciencialização e a autonomia dos participantes. Desta forma, ao longo da investigação, foram contempladas diversas metodologias, sobretudo de caracter qualitativo, sendo três as utilizadas, a entrevista, de forma a captar as opiniões e interesses dos intervenientes, a análise documental, fundamental na construção dos círculos de estudo e, por fim, o inquérito por questionário, como instrumento de avaliação. Os resultados da intervenção permitiram concluir que a implementação dos círculos de estudo nesta entidade causou um efeito positivo nas participantes e embora envolvidos em alguns obstáculos, potencializaram novas visões no que corresponde ao estudo e à importância do investimento no autoconhecimento.
This report has been elaborated pertaining to the specific area of Specialization of Training, work and human resources within the specific context of a Masters degree in Education and aims towards the construction, implementation and evaluation of study circles as an alternative form of training in the context of a Institution Private of Social Solidarity (IPSS). Adult education/training, in this case, professional training as a Strategy for Human Resource Management, enables workers to acquire skills and knowledge in various fields. It also provides an important contribution with regards to the development of organizations and consequently society. However, there is an increasing need to transform the traditional methods and pedagogical techniques and/or even invest in different training modalities that match the interests and characteristics of institutions. As the promoter of an internship, the IPSS found the promotion of continued development as well as the retraining of its employees essential. However, a new and distinct mode was used for all those involved: study circles. This method contributed towards the study itself as well as the awareness and autonomy of its participants. Thus, throughout the investigation, several methodologies were addressed mainly those of qualitative character. Three methodologies were used namely; the interview in order to capture the views and interests of participants, document analysis which is fundamental in the construction of study circles and finally, a survey which was used as an evaluation tool. The results obtained from this study indicated that the implementation of study circles in this entity had a positive effect on participants regardless of the fact that they experienced some obstacles. It was further concluded that new visions were potentiated which corresponds exactly to the overall objective of the study and the importance of one´s investment in self-knowledge.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29210
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Susana Filipa Carvalho Ferreira.pdf2,27 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID