Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/29174

TitleMotivar para aprendizagem no ensino profissional : a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares
Author(s)Cipriano, Susana Manuela de Jesus
Advisor(s)Oliveira, Lia Raquel
Issue date2013
Abstract(s)O presente documento é um relatório que tem como objetivo documentar o projeto de investigação-ação subordinado ao tema "Motivar para aprendizagem no ensino profissional: a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares" levado a cabo no contexto do Mestrado em Ensino de Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade do Minho. O projeto teve como público-alvo um turno de uma turma do décimo ano do Ensino Profissional, do curso de Informática de Gestão. O projeto foi aplicado na disciplina de Sistema de Informação, da componente técnica do curso. O principal propósito da intervenção foi a aplicação de uma estratégia pedagógica diferenciada, a criação de videogramas, recorrendo ao trabalho colaborativo e cooperativo, promovendo a motivação dos alunos pela escola envolvendoos ativamente no seu processo de ensino-aprendizagem, avaliando como esta modificou os comportamentos dos alunos. A intervenção passou por um primeiro momento de investigação, observação e verificação de estratégias através de uma atividade exploratória, por forma a verificar a recetividade dos alunos á criação de vídeo. Com a estratégia validada o segundo momento da intervenção passou pela aplicação do projeto de intervenção pedagógica, onde além d lecionação de aulas teórico-práticas subordinadas aos conteúdos os alunos ainda desenvolveram um trabalho de grupo onde criaram um videograma que explicasse uma parte dos conteúdos programáticos. Como forma de complementar a intervenção o núcleo de estagio, que desde o inicio apostou num trabalho cooperativo e colaborativo desenvolveu duas atividades para a comunidade escolar permitindo utilizar o vídeo e as novas tecnologias como forma de recolher mais informações e de promover a informática e o grupo disciplinar que nos acolheu na comunidade educativa. O tratamento dos dados recolhidos ao longo da intervenção permitiu concluir que a utilização de uma estratégia direcionado aos interesses dos alunos foi uma maisvalia para o seu processo de ensino-aprendizagem, tornando-os ativos no mesmo e melhorando a motivação e mesmo os resultados escolares.
This document is a report that aims to document the action-research project entitled "Motivating to learning in vocational education: the production of video as a strategy for the promotion of cooperation and collaboration among peers" carried out in the context of the Master in Teaching of Informatics in Basic and Secondary Schools held at the University of Minho. The project's target audience was part of a 10th grade class in an IT Management Vocational Course. The project was implemented in the Information System subject, included in the technical component of the course. The primary purpose of the intervention was the implementation of a differentiated pedagogical strategy , the creation of video recordings, using collaborative and cooperative work, promoting student motivation towards school, by involving them actively in their process of learning, assessing how this changed the students' behavior. The intervention included an initial phase focusing on research, observation and verification of strategies through an exploratory activity, in order to assess the receptivity of the students to the strategy of creating video . After validating the strategy, the second step began with applying the pedagogical intervention project , where besides teaching theoretical and practical classes on the contents itselves, students also developed, through team work, a video where they had to explain a small part of the programme. As a complement to the core of the intervention, the group of master students, like me, that from the beginning has invested in cooperative and collaborative work, developed two activities for the school community allowing the use of video and new technologies as a way to gather more information and to promote the IT group, that welcomed us in the school. The data collected during the intervention showed us that the use of a strategy directed to the interests of the students was an asset to the training, making them actively part of it and improving their motivation and even their school outcomes.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29174
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Susana Manuela de Jesus Cipriano.pdf4,16 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID